Mostrando postagens com marcador fala Kimi. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador fala Kimi. Mostrar todas as postagens

2.19.2013

Räikkönen elogia E21 e diz que carro “definitivamente é um passo na direção certa”

Pelo tom das declarações dos pilotos da Lotus, o time tem mesmo motivos para se empolgar antes do início do Mundial de F1 de 2013. Segundo colocado nesta terça-feira (19), o primeiro dia de treinos coletivos no circuito de Barcelona, o finlandês Kimi Räikkönen elogiou mais uma vez o bom desempenho do E21.
 Kimi, que ficou com o segundo melhor tempo no resultado combinado dos treinos de Jerez, no início de fevereiro, afirmou que o carro deste ano está melhor que o do carro do ano passado. No fim de 2012, o campeão mundial voltou a vencer na F1, no GP de Abu Dhabi.
 “Depois de Jerez, é bom estar em um circuito onde corremos e o E21, definitivamente, é um passo na direção certa”, declarou o piloto da Lotus. “Ainda há muito trabalho para fazer nesta semana, mas estou feliz com onde estamos no momento”, assegurou.
Sobre as atividades desta terça, Räikkönen lamentou o fato de não ter adquirido tanta quilometragem quanto gostaria. “Não foi um dia ideal no número de voltas”, admitiu. Porém, “o carro está bom e sinto que fizesmo um bom progresso”, o que compensa. O finlandês completou somente 44 voltas, dois terços da duração do GP da Espanha (66).

Fonte: Grande Prêmio

Tempos de hoje:
Pos  Driver         Team            Time                Laps
 1.  Rosberg        Mercedes        1m22.616s           
 2.  Raikkonen      Lotus           1m22.623s  +0.007     44 
 3.  Alonso         Ferrari         1m22.952s  +0.336   
 4.  Vettel         Red Bull        1m22.965s  +0.349   
 5.  Maldonado      Williams        1m23.733s  +1.117   
 6.  Ricciardo      Toro Rosso      1m23.884s  +1.268   
 7.  Perez          McLaren         1m24.124s  +1.508   
 8.  Di Resta       Force India     1m24.144s  +1.528   
 9.  Gutierrez      Sauber          1m25.124s  +2.508   
10.  Chilton        Marussia        1m26.747s  +4.131   
11.  Pic            Caterham        1m27.534s  +4.918
 

2.09.2013

Dia 4 em Jerez: Q & A com Kimi Räikkönen

 photo 13d0d0335385955c94c2aab5fbe17710.jpg
Q: Você está feliz com seu novo brinquedo para a temporada?
KIMI:  O carro parece muito bom. Fizemos muitas mudancas no acerto e trabalhomos em muitas coisas em Jerez, mas tudo parece positivo. Minha primeira impressão é que o carro é bom, então essa é a principal coisa. Com certeza há algumas áreas que precisamos melhorar, mas estou feliz até agora.
Q:  Você foi o mais rápido no último dia em Jerez ...
KIMI:  Estávamos no topo dos tempos nos monitores, mas isso não sifnifica nada nos testes. Nosso foco tem sido testar partes no carro, mas também fui capaz de deixar o acerto mais ao meu gosto. Com certeza, há mais trabalho à ser feito nessa área, mas isso é o que testamos até agora. O carro parece muito forte e parece que temos uma boa ideia de onde estamos com as melhorias. Veremos o que acontece em Barcelona.
Q: Alguma área em particular onde você queria melhorar?
KIMI: Apenas normais parte em um carro novo.  Trabalhamos no acento e no cinto de seguranca, assim me sinto confortável no carro quando estou pilotando, também trabalhamos no acerto e equilibrio, assim posso acelerar ainda mais forte. Isso é tudo no que estivemos trabalhando nas novas partes do carro, mas o progresso está indo bem.
Q:  Houve alguma preocupacão com a confiabilidade?
KIMI:  Tivemos algumas pequenos problemas nos últimos dois dias, mas isso é o que você espera nos testes, e, é melhor enfrentar esses problemas agora do que nos Grandes Prêmios. Tivemos apenas dois dias de testes até agora e há muito a ser feito ainda antes de irmos para Melbourne.
Q:  Qual a sensacão indo para a temporada 2013?
KIMI:  Estou muito confiante. Eu corri todos as corridas da temporada passada, então essa deverá ser uma temporada ainda melhor. Eu conheco a equipe e eles me conhecem, assim poderemos trabalhar bem juntos. Sei que tínhamos um carro bom ano passado e vencemos uma corrida. Sei que o E21 parece muito bom pelo o que temos visto até agora, e temos muitas coisas para experimentar no próximo teste. Queremos fazer melhor do que fizemos na última temporada, esse é nosso objetivo. Se seremos capazes de conseguir isso, eu não sei, mas certamente vamos tentar ainda mais forte.
Fonte: Lotus F1 Team | Traducão: The Iceman Brasil Team - @Arli_Racegirl

11.10.2012

Kimi citou… das transmissões da NASCAR !

Se você foi um daqueles que não acompanhou as corridas do Kimi no WRC e menos ainda as que eles fez pela NASCAR e perdeu as  tradução da transmissão de rádio na corrida do TOP Gear 300 pela NASCAR, confira agora sobre o que o Kimi estava falando ontem quando disse: “Acho que provavelmente você pode achar outras frases minhas se procurar no You Tube, mesmo na minha curta carreira na Nascar”, em entrevista para o britânico Auto Sport .

E quem ficou curioso ou não leu ainda essas frases CLIQUE AQUI e confira!

12.18.2009

Raikkonen admite que pode não retornar a Fórmula 1

O ex-piloto da Ferrari, Kimi Raikkonen afirmou que não há garantias de que sua primeira temporada no Campeonato Mundial de Rali (WRC) seja a única, após admitir que não está certo sobre seu retorno à Fórmula 1 no futuro. O finlandês correrá pela equipe Citroen de rali em 2010.
“Eu não tenho qualquer contrato com a F-1 ou outra categoria, então eu não tenho idéia do que irá acontecer”, disse o “Homem de gelo”. “Tenho duas opções: permanecer nos ralis, ou tentar voltar à F-1. Quero ver como as coisas acontecerão, então decidirei”.
“Não vou decidir com pressa. Se der tudo bem, eu posso continuar fazendo (pilotar nos ralis). Existem muitos cenários diferentes. No momento o plano é apenas para este ano, com a Red Bull e a Citroen”, concluiu.

Fonte: F1 na web

11.03.2009

Kimi's Blog: " Ciao Ferrari, meu sonho se tornou realidade com você"

Maranello - É isso. Minha história com a Ferrari terminou no último domingo, em Abu Dhabi: com os "vermelhos" eu tive a possibilidade de fazer um dos meus sonhos se tornar realidade e por agora eu estou olhando para frente, à espera de novos desafios.

O que é certo é que eu vou deixar Maranello com muitas lembranças bem legais. Nos últimos três anos eu já ganhei nove corridas e um dos WDC e contribui para ganharmos dois WCC. Fiz muitos amigos na Ferrari e passamos grandes momentos juntos. É verdade, este ano as coisas não saíram como esperávamos, mas no mundo das corridas você pode sempre ter um ano aonde as coisas vão um pouco erradas. O pacote não era competitivo, mas mesmo assim conseguimos terminar em quarto, e a apenas um ponto atrás do terceiro lugar na classificação. Tivemos problemas com o carro, mas, no entanto, trouxemos alguns bons resultados para casa, começando com a vitória em Spa. A equipe demonstrou que sabe como reagir, o que pode se ver após o início ruim na temporada.

Nós não estivemos bem em Abu Dhabi, mas sabíamos que ganhar pontos seria difícil: este circuito tem muitas curvas e estavam faltando 'downforce' e aderência. Além disso, tivemos problemas no 'kers', piorando a situação. Quando você inicia na décima primeira posição e cruza a linha (de chegada) na décima segunda, você não precisa dizer mais nada. As estruturas do circuito são simplesmente deslumbrantes, mas a pista não oferecia muitas possibilidades de ultrapassagem e no final da corrida se transformou em uma espécie de desfile.

Agora todo mundo está totalmente concentrado na próxima temporada, a Ferrari já há vários meses. Não haverá mais alterações - os reabastecimentos de combustível não serão mais permitidos e os pneus dianteiros serão mais finos - mas não será tão radical como este ano. No início das corridas de mono-posto será bastante difícil de pilotar, com todo o combustível a bordo e o que será crucial é não forçar muito os pneus. As classificações vão ser muito divertidas, porque nós vamos pilotar com os tanques quase vazios na Q3. Eu estou correndo há nove anos na Fórmula 1 agora. Eu ainda quero vencer corridas e títulos, mas eu só vou ficar na F1 se eu conseguir encontrar uma equipe que possa me garantir um carro com o qual eu possa usar para lutar pela vitória. Vamos ver o que vai acontecer nas próximas semanas.

Crédito: Ferrari. Com / Tradução: do Team/Fonte: Anelise30

>>> Yeah! Aproveito esse post para agradecer simplesmente a todos pelas visitas e apoio ao The Iceman Brasil - Kimi Raikkonen Brasil .Com. Estamos muito felizes por completar hoje 60 mil visitas, sendo mais de 53 mil nessa temporada desde a cobertura do ALR 2009. E também por todas as visitas e participações nas outras páginas. Obrigado a todos. (do Team)

6.19.2009

Raikkonem acredita que a atual crise é fruto dos “egos” na F-1

O campeão mundial de 2007, Kimi Raikkonen, da Ferrari, disse que a batalha entre FIA e a Associação de Equipes (FOTA) não é mais sobre o esporte, e sim uma luta de egos entre as duas organizações. Nesta quinta-feira, a FOTA anunciou que criará sua própria categoria, abandonando a F-1 já na próxima temporada.
Em resposta a FIA afirmou que irá processar as equipes envolvidas. O piloto finlandês disse que está triste com a atual situação, e que ambas as partes perderam a visão sobre o que realmente a crise retrata. “É claro que isto é triste de se ver”, disse Raikkonen. “Isto já não tem mais nada a ver com o esporte”.
“É mais sobre política e batalha de egos entre uma e outra. Não é mais realmente sobre a Fórmula 1. É sobre quem irá vencer e quem irá perder. É triste, mas é assim que as coisas são, e vamos ver o que irá acontecer. Eu não sei o que irá acontecer e onde nós iremos correr, mas vamos terminar este ano, para começar a pensar no próximo”, concluiu.

fonte: f1naweb

6.17.2009

Coluna do Kimi: "Um lugar no pódio seria um grande resultado"

Há sempre muito vento em Silverstone e, muitas vezes, chuvas, mesmo no verão. As condições da pista mudam muito rapidamente de modo que é difícil encontrar o acerto para o carro.
Normalmente, quando você está na liderança do campeonato você espera por condições meteorológicas estáveis, mas este ano é diferente e nós tentamos considerar esta variabilidade como parte do divertimento de correr na Inglaterra. Pela primeira vez estamos
correndo em Silverstone, sem ter feito nenhuma sessão de testes. A equipe preparou novas soluções, que será testado na sexta-feira pela manhã:mais do que nunca neste ano é fundamental para disfrutar as três sessões de treinos livres, o melhor possível. Em Silverstone se conta muito com o desempenho nas curvas rápidas ,onde se precisa de um alto acerto aerodinâmico.
Esperamos que a novidade nos ajude a melhorar onde tivemos um pouco de dificuldade na Turquia. Como eu já disse várias vezes devemos ter paciência: estamos melhorarando, graças ao intenso trabalho de desenvolvimento, mas ainda não somos capazes de lutar por uma vitória contra as Brawns. Estou extremamente confiante e convencido de que a qualquer corrida estaremos perto de encontrar o gap que nos separa dos melhores. Eu sei que é isso que os nossos fãs querem e estamos dando o nosso melhor para alcançar o sucesso.Será um difícil Grande Prêmio da Inglaterra, onde um lugar no pódio seria um grande resultado. Para mim esta pista é muito signifivativa, foi praticamente lá que dei o ponto de partida para a minha carreira internacional, em Fórmulas menores e eu sempre amei correr aqui. Por isso é um pouco triste que esta deva ser a última edição da corrida, mas tenho que admitir que eu também gosto muito de Donington: Eu já ganhei lá também ....
fonte: ferrari.com/kimi's blog
traducão Anelise.

6.10.2009

Kimi Raikkonen: "Precisamos de paciência"


Maranello - Nós definitivamente esperavamos mais do GP da Turquia e não faz qualquer sentido esconder isso. Sabíamos que a situação seria complicada em comparação com a corrida anterior em Mônaco, mas, após a boa qualificação, não achei que a corrida seria tão difícil. A largada foi determinante. Em Istambul,assim como em Mônaco, se torna muito difícil quando você tem que largar do lado sujo da pista. E em ambas as pistas a primeira curva está muito próxima da linha de largada , portanto, ainda não poderíamos tirar vantagem do KERS. Perdi uma posição quando as luzes apagaram e um outra na primeira curva. Durante o duelo com Alonso ele tocou sua roda com a minha asa dianteira danificando-a, perdendo downforce. Mudamos o bico durante o pit stop, mas era muito tarde para melhorar. Se isso não tivesse acontecido talvez eu teria conseguido obter um lugar nos pontos. Não fui rápido o suficiente na corrida, não só em comparação com o Brawn GPs e Red Bulls, mas também em comparação com a Williams e Toyotas, também devido às altas temperaturas

A equipe continua trabalhando duro, melhorando o carro e diminuindo a diferença para os líderes: a situação é muito melhor em curvas lentas, onde somos realmente competitivos, mas estamos sofrendo nas rápidas. Nós não temos qualquer razão para desistir, só precisamos paciência, isso é o que eu disse antes da corrida em Istambul. Nós temos o potencial para alcançar um bom resultado, eu sei. Espero que tudo funcione em Silverstone, que é uma das minhas pistas preferidas. Ferrari tem uma boa tradição nesta corrida, e seria legal manter isso.
fonte: ferrari.com/kimi's blog
traducão e adpatacão The Iceman Br e Anelise

6.04.2009

Raikkonen: "estou certo de que voltarei a ganhar uma corrida este ano"

Istanbul Park, 4 jun. 2009 - Istambul foi atingida com uma tempestade muito forte, esta manhã, mas o sol estava brilhando no momento Kimi foi para o motor home da Scuderia Ferrari Marlboro para o seu primeiro encontro com a imprensa. Todos queriam saber se o pódio em Mónaco há quinze dias poderia levar a uma vitória aqui no domingo. "Eu ganhei uma vez aqui, de modo que este circuito não é muito ruim para mim, mas vamos ver como é que o nosso pacote para o trabalho em primeiro lugar e então poderemos ver o que podemos esperar neste fim de semana", começou Kimi. "Claro, vou tentar o meu melhor, mas não posso prometer que vamos ganhar. Nós tentamos algumas coisas na última corrida, o que significa que estamos a avançar a todo o momento, então deveremos estar em uma melhor posição neste fim de semana. Mas você não pode comparar Mónaco com Istambul, por isso temos de esperar e ver o que acontece amanhã na prática e se estamos mais perto das Brawns. Quanto ao nosso carro, só precisamos melhorar o pacote global e encontrar mais downforce. Quando isso acontecer, seremos mais forte. Fomos a segunda melhor equipa em Mónaco, mas esse é um lugar especial, por isso é difícil saber se essa situação será a mesma na Turquia. "Kimi ganhou uma vez aqui, mas seu colega de equipa tem as últimas três vitórias em Istambul , assim você ver o brasileiro imbatível nessa pista? Felipe ganhou muitas vezes aqui e eu ganhei uma vez, por isso, se o carro funcionar bem e tudo funcionar sem problemas, eu posso ser forte ", respondeu o Finn. "Estou certo de que voltarei a ganhar uma corrida este ano, mas talvez este fim de semana seja muito cedo, mas como eu digo, não podemos saber muito mais até amanhã prática".
Sobre o tema do futuro da F1, tendo em conta a atual política, Kimi preferiu não opinar: "Não sei, não me pergunte, é uma questão para as pessoas que dirigem o esporte. Este não é um momento fácil para aqueles que dirigem as equipas de F1, mas provavelmente alguma coisa vai ficar resolvido em breve ".
Embora a F60 tem melhorado consideravelmentea diferença da Ferrari para os lideres é considerável, mas Raikkonen recusa-se a perder a esperança sobre o título. "No que diz respeito ao campeonato, estamos a melhorar, mas em termos de pontos que foi um longo caminho percorrido. Mas vamos continuar tentando e espero boas corridas em breve. Brawn precisaria ter um muito mau tempo, não marcar pontos em várias corridas, ao perder essa vantagem. Eu acho que é pouco provável que aconteça, mesmo que já vimos coisas estranhas acontecerem na F1 no passado. Se continuarmos a melhorar, nós poderemos ter uma chance, mas é um slim um. Eu sempre sinto há uma oportunidade até que é matematicamente impossível. Mesmo que esse momento chega antes do final da temporada, ainda vamos tentar e ganhar corridas. Por isso é importante a equipe. "
Por último, uma pergunta sobre qualquer superstições que ele poderia ter antes de se preparar para uma corrida sem supresa, o Finn não fez mistérios para revelar. "Sempre faço as mesmas coisas, mas não é um ritual e eu não tenho que fazer tudo na mesma ordem", disse ele. Basicamente, eu coloco meu capacete no salto e só no carro! Não tenho quaisquer superstições ".

fonte: ferrari.com
tradução e adaptação The Iceman Br

6.03.2009

Ferrari será tão rápida quanto Brawn, garante Raikkonen

Helsinque, 3 jun (EFE).- O piloto finlandês Kimi Raikkonen afirmou hoje que os carros da Ferrari logo serão tão rápidos quanto os da Brawn GP, escuderia sensação nesta temporada da Fórmula 1.
"Este ano a Brawn ganhou cinco das seis corridas disputadas e aparece como favorita, mas vamos alcançá-los. Se continuarmos pressionando 100%, ficaremos mais perto ou até na frente deles", afirmou o piloto em declarações publicadas no seu site.
Empolgado após o terceiro lugar no Grande Prêmio de Mônaco, o companheiro de equipe do brasileiro Felipe Massa explicou que a escuderia segue trabalhando para superar os carros do inglês Jenson Button e de Rubens Barrichello.
"Agora sou muito mais otimista porque progredimos muito em pouco tempo. Claro que esta equipe sabe o que faz. As novas peças chegaram muito depressa e cada vez percebemos que o carro é melhor", sustenta.
"É preciso ter paciência. Tanto nós como nossos torcedores queremos que a Ferrari comece a ganhar corridas outra vez", completou.
Raikkonen sabe que o campeonato está praticamente decidido a favor do inglês Jenson Button, que conquistou todas as vitórias da Brawn nesta temporada e aparece como líder indiscutível, com 51 pontos.
Mas o finlandês, oitavo lugar na classificação de pilotos com nove pontos, ainda não quer jogar a toalha e garantiu que lutará até o fim.
Sobre o GP da Turquia, no próximo fim de semana, ele confirmou que a Ferrari introduzirá novos elementos para melhorar a aerodinâmica do carro. "Como há tão pouca diferença entre os tempos de classificação, cada detalhe será decisivo".

fonte: yahoo esportes

5.26.2009

Kimi: "O pódio premia a equipe"

Maranello - Eu não fiquei muito feliz com o terceiro lugar no GP do Mônaco. Com certeza foi o melhor resultado nos últimos tempos, mas não foi nada de novo para mim e nós sabíamos que poderíamos chegar a um lugar no topo. Quando os líderes do campeonato estão tão à frente na classificação, no final, é apenas uma vitória o que importa. Estar de volta no pódio é uma agradável recompensa para toda a equipe.

O trabalho árduo da última semana finalmente teve alguns frutos, o que é muito positivo para todos nós. Sabemos que estamos em um bom caminho agora: ainda existem algumas pequenas coisas a fazer, mas mais cedo ou mais tarde vamos ganhar. Iremos nos mostrar com novas melhorias no F60 nas próximas corridas e esperamos que possamos desafiar os líderes, em seguida, ainda mais, na qualificação e na corrida.

A clasificação em Mânaco é muito mais importante do que em outras pistas e fizemos um trabalho perfeito: perdemos a pole por 25 miléssimos de um segundo. Não, (estando) a partir da primeira posição significa que é muito provável que você não vai ganhar. Além disso, a segunda posição no grid não ajuda . Você larga do lado sujo da pista, e sempre estive nesta posição. Eu sempre perdi pelo menos uma posição no campo, porque os pneus giram (e gastam) muito no início. Na verdade Rubens me ultrapassou, o que foi realmente uma vergonha. Se eu tivesse ficado atrás do Button - acho que facilmente poderia ter aberto uma boa vantagem. No final, foi difícil lutar pela segunda posição e, em seguida, houve esta história no último pit stop, quando perdemos um par de segundos, devido a um problema com a roda traseira direita. Quando assumi a corrida novamente fui mais para trás do brasileiro do que antes.

Trouxemos para casa ambos os carros e ganhamos alguns pontos importantes. Havia muitas coisas em Mônaco, podemos estar satisfeitos.

Eu vou disputar uma corrida de rali na Itália no próximo sábado, no Marca Trevigiana, e quero agradecer a Scuderia porque que eles me deram a possibilidade de participar em tal competição.

Eu realmente divirto eu mesmo e vai ser a minha primeira experiência na pista depois de alguns testes na neve no inverno passado. Como estou disputando uma corrida de pista, será interessante ver o que vou ser capaz de fazer ao volante do Fiat Grande Punto S2000 nas estradas perto de Treviso.

Fonte:Ferrari.com Kimi's blog
Tradução: The Iceman Brazil - Team Blog - Arlerth

5.24.2009

GP de Mônaco: Comentários pós Corrida

-> Kimi Raikkonen

Não posso ficar feliz com o terceiro lugar, já que meu objetivo é sempre vencer, mas ao mesmo tempo este pódio é muito satisfatório para toda a equipe, após um começo de temporada muito difícil. Porém, estou feliz por voltarmos a disputar as primeiras posições. Ao longo das últimas semanas, progredimos em termos de desempenho, e este resultado confirma isso. Ainda temos trabalho a fazer, mas estamos indo na direção certa. Este fim de semana, se alguns detalhes tivessem funcionado de forma diferente, o resultado poderia ter sido outro. Estou pensando na perda da pole por um erro ou no meu segundo pit stop, quando perdi alguns segundos. Mas em geral, temos de ficar satisfeitos.

->
Stefano Domenicali
A coisa mais importante hoje é a confirmação de que nosso carro voltou a ser competitivo, graças ao grande trabalho que todos na Scuderia, tanto na nossa sede quanto na pista, fizeram nestas últimas semanas, sem se distrair com tudo o que está ocorrendo ao nosso redor. Não é fácil trabalhar nestas condições, e quero agradecer a todos pelo que estão fazendo. Hoje, conseguimos um terceiro e um quarto lugares, o que, considerando nosso início de temporada difícil, é um bom resultado, mas ainda não é o que queremos. Nossa meta é estar à frente de todos, e faremos tudo o que pudermos para conseguir isso o quanto antes. É claro que os outros não ficarão parados, mas devemos continuar forçando como temos feito recentemente.

fonte:
Autoracing

5.18.2009

Raikkonen: "Estou certo de que voltarei a vencer"

O mau desempenho da Ferrari neste início de temporada não desmotivou Kimi Raikkonen. Ao menos, é o que o próprio finlandês afirma no site da equipe: "A luta pelo campeonato está muito difícil, mas isso não significa que eu não esteja motivado", disse.
Sem vencer desde o dia 27 de Abril de 2008, Raikkonen diz estar certo de que voltará a conquistar vitórias na categoria: "Quero voltar a ganhar e estou certo de que o farei", afirmou o piloto, para em seguida mencionar que a equipe está trabalhando constantemente para tornar os carros vermelhos mais rápidos e confiáveis: "Continuaremos trabalhando no carro para torná-lo mais competitivo e, acima de tudo, mais confiável. Já vimos que o trabalho duro dá resultado."
Kimi também fez comentários sobre os problemas enfrentados por ele e pela Ferrari no último GP da Espanha: "Às vezes, as corridas são assim. Você trabalha muito para melhorar e nada sai bem, como aconteceu na Espanha", afirmou.
No entanto, o campeão mundial de 2007 apontou melhorias no desempenho do F60 e demonstrou otimismo para as demais etapas do campeonato: "O rendimento do carro melhorou muito em comparação às últimas quatro corridas. Desde o início me dei conta de que o carro havia melhorado e tinha um grande potencial, não apenas para aquela prova como para toda a temporada."
Por fim, Raikkonen comentou sobre suas expectativas para o GP de Mônaco, no próximo dia 24, onde espera uma corrida "muito difícil": "Seria fantástico lutar por um lugar no pódio, mas esta pista é ainda mais imprevisível do que as outras."
"A classificação será ainda mais decisiva e não poderemos cometer erros", alertou o finlandês.
fonte: Tazio

4.08.2009

Kimi Raikkonen: "Sabemos como reagir e vamos fazê-lo já em Xangai"

O campeão de 2007, Kimi Raikkonen, admite que a decisão do Tribunal de Apelação da FIA, a 14 de Abril, será decisiva para o que resta do campeonato, mas acredita que a Ferrari será capaz de reagir com força já no GP da China.

Considerando que este está a ser um "início de temporada muito mau", Raikkonen refere que a decisão do "Tribunal de Apelação da FIA terá um impacto enorme no campeonato".
Sobre o F60, o finlandês considera que "falta tracção e carga aerodinâmica, temos de dar o máximo com o que existe. Há algumas novas soluções a caminho e sei que toda a equipa está a trabalhar a fundo para antecipar todo o desenvolvimento do carro".
"Basta analisar a performance nos três sectores de Sepang para perceber que estamos a perder imenso comparado com os melhores carros", explicou, adiantando que é no sector intermédio, onde é necessário mais apoio, que mais se sentiu a falta da carga aerodinâmica.

Sobre a corrida malaia, Raikkonen lembrou que as condições foram "uma lotaria" e que "errámos sempre no que diz respeito às condições atmosféricas (...), o que foi uma pena porque não tínhamos o melhor carro mas podíamos ter conseguido um bom resultado".

Quanto ao sistema KERS, o piloto da Ferrari relembra que é um ponto positivo a favor da equipa, em especial nas partidas, mas que ainda há algumas questões para resolver: "Na sexta-feira, o cockpit ficou cheio de fumo, enquanto que no domingo a água infiltrou-se e destruiu o isolamento, pelo que tive de parar". Raikkonen não termina sem uma mensagem de esperança para as próximas provas: "Ainda não temos pontos após duas corridas e este é um momento muito difícil. Já passámos por momentos como este e sabemos como reagir e vamos fazê-lo já em Xangai".

3.25.2009

"Agora é hora de levar as coisas a sério", fala Kimi

Finlandês evita fazer previsões e diz que meta é marcar pontos na Austrália
Depois de quase cinco meses de intervalo, a F-1 volta à ação em Melbourne, na Austrália. E, junto com ela, Kimi Raikkonen.Apesar da fama de festeiro, o finlandês afirmou ter se divertido bastante neste período, ao lado da família e dos amigos; inclusive, participou de ralis em sua terra natal."Aproveitei este intervalo de inverno mais que o habitual. Passei boa parte do tempo com a família e os amigos, na Suíça e na Finlândia, mas treinei forte, também, de uma forma diferente, para ficar pronto para a temporada", analisou."Entre outras coisas, participei de dois ralis na Finlândia.
Me diverti muito, e serviu como um bom treino para as corridas que vêm por aí", continuou o piloto, que atestou: "Agora, é hora de levar as coisas a sério"."Mal posso esperar para correr. Colocar o capacete e competir é algo que vale a pena. Apesar dos poucos testes, foi divertido trabalhar em um carro totalmente novo. Parece que se passou muito tempo desde a última corrida, no Brasil."E, assim como os outros competidores, Raikkonen passou longe de apostar em algum favorito. "É difícil fazer previsões, considerando as grandes mudanças no regulamento"."A Ferrari foi competitiva nos testes, mas a verdade será vista em Melbourne, quando todos andarão ao mesmo tempo e com o mesmo combustível", continuou o piloto, que espera uma real ordem de forças no GP da Malásia, marcado para o dia 5 de abril.
"Só lá é que veremos nossa força real. Talvez tenhamos de esperar algumas provas para ter uma visão mais clara da situação. Poderemos ter uma prova disso na Malásia, pois Melbourne é uma corrida muito particular"."A meta é ganhar pontos logo de cara", encerrou o campeão mundial de 2007.
Para Kimi, é cedo para prever eficácia do Kers
Um dos objetivos da implantação do Kers (sistema de recuperação de energia cinética) na Fórmula 1 é aumentar o número de ultrapassagens, mas para o campeão de 2007 Kimi Raikkonen ainda é cedo para saber se o objetivo será cumprido.
O Kers reaproveita a energia dissipada nas freadas e a transmite ao motor em forma de potência. Resumindo: a cada disparo através de um botão no volante, o propulsor ganha 80 cavalos em um período de seis segundos. Porém, como a asa traseira ficou menor, a zona de vácuo criada pelos carros ficou menor e isso pode atrapalhar as tentativas de ultrapassagens em retas longas.
- A Ferrari toda ficou surpresa ao ver como o Kers funcionou nos testes. Todos esperam mais ultrapassagens, mas ainda é cedo para saber se isso vai funcionar - comentou Kimi, que usará o Kers na abertura do Mundial, domingo, na Austrália.
fontes: Tazio e O Globo