Mostrando postagens com marcador FIA x FOTA. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador FIA x FOTA. Mostrar todas as postagens

7.16.2009

Por futuro, equipes estão perto de novo acordo na F1

As 13 equipes inscritas para participar da próxima temporada da Fórmula 1 estão mais próximas de um acordo único entre elas. Em encontro da Fota realizado em Genebra, na Suíça, representantes das equipes chegaram a alguns consensos em relação às diretrizes para 2010.
A tentativa inicial era de já firmar um documento oficial que comprometeria as equipes a reduzirem seus gastos nas próximas temporadas. Apesar de nada ainda ter sido assinado, devido a alguns impasses, a reunião deixou apenas pequenas diferenças para serem discutidas. Assim, o acordo pode sair nos próximos dias.
"É um diálogo muito aberto e existem apenas pequenos problemas para serem resolvidos", afirmou uma fonte da Fota, ao site Autosport.
Assim que essas diferenças forem resolvidas, o caminho estará aberto para a FIA remover o teto orçamentário das regras para a temporada de 2010.
Os documentos devem ser assinados até o fim da próxima semana, com a confirmação oficial ocorrendo no GP da Hungria. "Estou esperançoso, mas já vi tantas surpresas que não vou apostar em nada", disse Mario Theissen, diretor da BMW.
Fonte: Terra esportes

6.25.2009

Mais lenha na fogueira...


O futuro da F-1 pode estar em jogo novamente. Max Mosley diz deixar abertas as suas opções de futuro porque, segundo ele, as equipes lideram "tentativas deliberadas" para enganar a mídia.Um acordo entre FIA e Fota foi feito na última quarta-feira para que não houvesse uma categoria paralela à F-1 em 2010, e uma das bases dele era a garantia de que o presidente da entidade não concorreria a outro mandato em outubro. Mas o dirigente está insatisfeito com as declarações da associação das equipes divulgadas após tal acordo.

"Dada a tentativa deliberadada de enganar a mídia, agora considero abertas minhas opções", escreveu Mosley em carta enviada a Luca di Montezemolo, segundo o site da revista "Autosport", dirigindo-se ao italiano e à Fota."Sou presidente com autoridade completa ao menos até outubro. E é função dos clubes da FIA, não da Fota, decidir quem será o futuro líder da FIA."

Mosley ficou furioso com a Fota por ela ter dito que agora é o presidente do Senado da FIA, Michel Boeri, quem cuida da F-1. De acordo com a versão da associação das equipes, Mosley foi forçado a sair de sua posição e não teria mais nenhum cargo na FIA após as eleições, em outubro.Ele deixa claro que, se a Fota não mudar o foco de suas reclamações, o acerto feito na quarta-feira pode não mais valer. Mosley preparou essa carta antes da entrevista coletiva da Fota desta quinta-feira, em Bolonha, na Itália, durante a qual o inglês esperava que os membros da associação pedissem desculpas, algo que não ocorreu.

Fonte: Tazio

6.24.2009

FIA e Fota chegam a acordo e "F1 paralela" é arquivada

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e a associação das equipes da Fórmula 1 (Fota) se reuniram nesta quarta-feira em Paris e chegaram a um acordo que vai assegurar a permanência da categoria nos moldes atuais. Ficou acertado que, em 2010, o Mundial terá as mesmas regras deste ano, e a polêmica medida do teto orçamentário de US$ 65 milhões para as equipes foi suspensa. Este era o principal ponto de discordância entre Fota e FIA.

Pivô da crise, o presidente da FIA, Max Mosley, anunciou que chegou a um acordo de corte de custos com a Fota para prevenir o racha entre as equipes e a Fórmula 1. Os times já tinham até divulgado um calendário para uma categoria alternativa em 2010."Não haverá separação, e acontecerá um campeonato único em 2010. Chegamos a um acordo sobre a redução dos custos", explicou Mosley. "Haverá só um campeonato de Fórmula 1, mas o objetivo será voltar aos níveis de despesa que tínhamos em 1990 nos próximos dois anos", completou o dirigente logo após o término da reunião do Conselho Mundial da FIA.

Presidente da FIA desde 1993, Mosley desistiu dos planos se perpetuar no comando e mudou o discurso.

"Agora vamos ter paz", declarou Mosley, ao anunciar a desistência dos seus planos de reeleição. Até a divulgação dos planos da Fórmula 1 paralela, o dirigente se mostrava disposto a defender com todas as forças o novo teto de orçamento para as equipes, motivo do impasse. Descontentes com as novas regras e o teto orçamentário, oito equipes ameaçaram um racha na Fórmula 1. Ferrari, McLaren, BMW, Renault, Toyota, Red Bull, Toro Rosso e Brawn GP chegaram a organizar um campeonato paralelo para a próxima temporada. Mas as equipes também confirmaram que não haverá nenhuma categoria rival em 2010.O anúncio de um calendário paralelo aconteceu um dia antes do acordo, que até então parecia distante. Enquanto Mosley reafirmava a importância do teto orçamentário e planejava se reeleger para dar sequência aos seus planos, as equipes, lideradas pelo presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, não se conformavam com as novas regras propostas.As medidas foram apresentadas após reunião do Conselho Mundial da FIA em março deste ano. Além do teto orçamentário, também era prevista uma mudança no sistema de pontuação, definindo o campeão por número de vitórias.

As alterações seriam válidas já para 2009, mas já naquela ocasião as equipes se revoltaram e pressionaram a FIA até que Mosley cedesse e adiasse seus planos. Mas, já pensando em 2010, os times se articularam para derrubar o polêmico teto orçamentário, e só conseguiram depois de já terem organizado uma categoria paralela.Com o acordo, o Grande Prêmio do Brasil está a salvo, já que o calendário alternativo apresentado pela Fota não incluía a corrida de Interlagos, ao mesmo tempo em que acrescentava circuitos não mais utilizados, como o da Argentina e o de Adelaide, na Austrália.
De acordo com o site Autosport, o acerto entre as partes começou a ser esboçado antes da reunião desta quarta-feira em Paris. O detentor dos direitos comerciais da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, teria se reunido já na noite de terça-feira com Mosley e Montezemolo para começar a resolver a crise.

*** Enfim a paz volta reinar na Fórmula 1, e ao que tudo indica, como já havia falado anteriormente o salvador foi mesmo o detentor dos direitos comerciais da categoria Bernie Ecclestone. Então valeuuuu Tio !! heheh F1 é F1 e ficaria muito triste por ver 59 anos de história acabar assim por motivos tão medriocres, por uma 'guerras de egos' de como afirmou o Kimi.

Créditos: Uol Esportes

6.19.2009

Raikkonem acredita que a atual crise é fruto dos “egos” na F-1

O campeão mundial de 2007, Kimi Raikkonen, da Ferrari, disse que a batalha entre FIA e a Associação de Equipes (FOTA) não é mais sobre o esporte, e sim uma luta de egos entre as duas organizações. Nesta quinta-feira, a FOTA anunciou que criará sua própria categoria, abandonando a F-1 já na próxima temporada.
Em resposta a FIA afirmou que irá processar as equipes envolvidas. O piloto finlandês disse que está triste com a atual situação, e que ambas as partes perderam a visão sobre o que realmente a crise retrata. “É claro que isto é triste de se ver”, disse Raikkonen. “Isto já não tem mais nada a ver com o esporte”.
“É mais sobre política e batalha de egos entre uma e outra. Não é mais realmente sobre a Fórmula 1. É sobre quem irá vencer e quem irá perder. É triste, mas é assim que as coisas são, e vamos ver o que irá acontecer. Eu não sei o que irá acontecer e onde nós iremos correr, mas vamos terminar este ano, para começar a pensar no próximo”, concluiu.

fonte: f1naweb

Fim da Novela ou Inicio de Outra??? FOTA avança para novo campeonato

O dia 18 de Junho de 2009 ficará para a história do automobilismo como o dia em que a Fórmula 1 sofreu o seu mais rude golpe. As oito formações da Associação de Equipas de Fórmula 1 (FOTA) decidiram romper a sua ligação com a FIA e criar o seu próprio campeonato.

A decisão foi tomada durante uma reunião das oito equipas em Enstone, fábrica da Renault, onde Ferrari, McLaren, BMW Sauber, Renault, Brawn GP, Toyota, Red Bull Racing e Scuderia Toro Rosso optaram pela criação do seu próprio campeonato, rejeitando as últimas propostas lançadas na quarta-feira por Max Mosley, presidente da FIA.
Numa declaração colocada no site oficial da Associação, as equipas são claras ao considerarem que foram esgotadas todas as tentativas de entendimento entre todas as partes, pelo que o caminho a seguir é uma nova série, a qual deverá manter o espírito que sempre caracterizou o desporto.

Eis a declaração completa do site da FOTA:

"Desde a formação da Fota no passado mês de Setembro que as equipas têm trabalhado juntas e procurado envolver a FIA e o detentor dos direitos comerciais [a Formula One Management, de Bernie Ecclestone] para desenvolver e melhorar o desporto.
A crise financeira sem precedentes a nível mundial tem colocado, inevitavelmente, grandes desafios à comunidade da F1. A FOTA está orgulhosa por ter conseguido atingir as mais importantes medidas para reduzir os custos na história do nosso desporto.
Em particular, as equipas construtoras têm prestado assistência às equipas independentes, algumas das quais, provavelmente, não estariam no desporto hoje sem as iniciativas da FOTA. As equipas da FOTA acordaram, ainda, voluntariamente, com uma substancial redução dos custos, o que fornece um modelo sustentável para o futuro.
Na sequência destes esforços todas as equipas confirmaram à FIA e ao detentor dos direitos comerciais que estavam dispostas a comprometer-se até ao final de 2012.
[No entanto] A FIA e o detentor dos direitos comerciais encetaram uma campanha para dividir a FOTA.
Os desejos da maioria das equipas são ignorados. Além disso, dezenas de milhões de dólares de muitas equipas foram retidos pelo detentor dos direitos comerciais, tanto quanto desde 2006. Apesar disto e da natureza intransigente, A FOTA procurou realmente um compromisso.
Ficou claro no entanto, que as equipas não podem continuar a comprometer os valores fundamentais do desporto tendo declinado a alterar a sua condição original das inscrições para o Campeonato do Mundo de 2010.
Estas equipas, por isso, não têm outra alternativa a não ser iniciar os preparativos para um novo campeonato, que reflicta os valores dos seus participantes e parceiros. Esta série terá uma governação transparente, um conjunto de regulamentos, irá encorajar mais equipas e ouvir os desejos dos adeptos, inclusive oferecendo preços mais baixos para os espectadores em todo o mundo, parceiros e outros intervenientes importantes.
Os principais pilotos, estrelas, marcas, patrocinadores, promotores e as empresas tradicionalmente associados com o nível mais elevado de automobilismo estarão todos representados nesta nova série."
Por saber, fica agora a questão das inscrições não condicionais que a FIA entendeu fazer da Ferrari e das equipas da Red Bull - Red Bull Racing e Scuderia Toro Rosso - contra a vontade destas, alegando que os seus vínculos as obriga a permanecer até 2012.
fonte: autosport.pt

6.12.2009

FIA lista as equipes para a F1 2010

Créditos: FIA.COM - Tradução e adaptação: The Iceman Brasil Team

Nota.:

Após a conclusão do processo de 'candidaturas' para as equipes poderem competir em 2010 o FIA Formula One World Championship (FIA Campeoanto Mundial de F1), as seguintes equipes foram confirmadas.:

EQUIPES
CONSTRUTORES
SCUDERIA FERRARI MARLBORO
SCUDERIA TORO ROSSO
RED BULL RACING
AT&T WILLIAMS
FORCE INDIA F1 TEAM
CAMPOS GRAND PRIX
MANOR GRAND PRIX
TEAM US F1
VODAFONE McLAREN MERCEDES*
BMW SAUBER F1 TEAM*
RENAULT F1 TEAM*
PANASONIC TOYOTA RACING*
BRAWN GP FORMULA ONE TEAM*

FERRARI
STR TBA
RED BULL RACING TBA

WILLIAMS TOYOTA
FORCE INDIA MERCEDES
CAMPOS COSWORTH
MANOR COSWORTH
TEAM US F1 COSWORTH
McLAREN MERCEDES
BMW SAUBER
RENAULT
TOYOTA
BRAWN TBA


* Estas cinco equipes apresentaram condições para entrar. A FIA, os convidou a apresentar essas condições em seguintes novas discussões para ser concluído antes de assinar o contrato na sexta-feira, 19 de junho.

O número máximo de carros autorizados a entrar no campeonato 2010, foi aumentado para 26, sendo dois por cada concorrente inscrito.
Enquanto se aguarda a conclusão das discussões referidas acima, é ainda devida diligência em curso sobre outros potenciais de entradas.

6.09.2009

FOTA prepara Mundial 'paralelo' para 2010

Com o intensificar das reações e contra reações entre Max Mosley e a FOTA a perspectiva de se realizar um campeonato paralelo à F1 é cada vez mais real. As equipas da FOTA estão decididas a levar o seu 'protesto' avante e cada vez se fala mais do novo campeonato para 2010.

No fim-de-semana de Istambul Park, já se ouvia sem grande secretismo quais irão ser, muito provavelmente, os circuitos que vão receber o novo campeonato da FOTA, caso a Associação de Equipas não chegue a acordo com a FIA.
Com o intensificar das reacções e contra reacções entre Max Mosley e a FOTA a perspectiva de se realizar um campeonato paralelo à F1 é cada vez mais real. As equipas da FOTA estão decididas a levar o seu 'protesto' avante e cada vez se fala mais do novo campeonato para 2010.
No fim-de-semana de Istambul Park, já se ouvia sem grande secretismo quais irão ser, muito provavelmente, os circuitos que vão receber o novo campeonato da FOTA, caso a Associação de Equipas não chegue a acordo com a FIA.
Conforme o AutoSport já adiantou há algumas semanas, o Mónaco é 'cabeça-de-cartaz de um possível calendário 'paralelo', a que se podem juntar imensas possibilidades: Silverstone (Grã-Bretanha) Magny-Cours (França), Jerez de la Frontera (Espanha), Portimão (Portugal), Mugello e Monza (Itália), Hockenheim (Alemanha), Indianapolis (EUA), Gilles Villeneuve (Canadá), e Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), Imola (S.Marino), A1-Ring (Áustria), Suzuka (Japão) a que se pode acrescentar Xangai dificilmente voltará a pagar a Ecclestone o que ele quer - prevendo-se o fim antecipado do contrato já para o final deste ano, ficando livre para 2010. Qatar e o Dubai são boas alternativas para se correr no Médio Oriente. Fica a faltar um Grande Prémio na América do Sul e outro na Austrália, para a FOTA ter um campeonato verdadeiramente mundial, mas por exemplo Jacarepaguá e Adelaide poderão completar esta lista.

fonte: Autosport.pt

5.22.2009

Organização de Mônaco ameaça não renovar contrato sem Ferrari em 2010

Para pesadelo de tio Bernie que afirma que não existe F1 sem Ferrari e sem o charmoso GP de Monaco a categoria esta prestes a perder os dois.

Segundo o site Grande Premio provável saída da Ferrari da F1 pode acabar com a prova mais tradicional da categoria. Rumores indicam que a organização do GP de Mônaco não está disposta a renovar o contrato de realização da corrida caso a equipe italiana confirme que não participará do campeonato de 2010.

GP de Mônaco: FOTOS de Hoje

Kimi -> Fonte: DPPI - Agradecimento: Anelise



Reunião FIA X FOTA





Eu queria ser uma 'abelinha' -
Credits: MTV3

5.16.2009

FOTA X FIA

E como esse 'assunto' parece estar longe de acabar - ao menos pela próxima semana - as novidades de hoje sobre esse assunto vem da decisão da Equipe Toyota de apoiar a equipe de Maranello. Isso mesmo, a Toyota esta apoiando a ação judicial movida na corte frâncesa pela equipe Ferrari.

“Sei que a Ferrari tomou algum tipo de ação legal, e do ponto de vista da Toyota concordamos com a posição deles e apoiamos”, afirmou Howett.

Visite o site F1 na Web para ler o restante da matéria.

Já para Mr. Bernie Ecclestone o tão 'famoso' regulamente de dois tetos orçamentários não deve ser confirmado para 2010.

E o dia D - digamos assim, na verdade o dia do julgamento da ação da Ferrari será na próxima terça-feira, dia 19 de maio (dia do meu B'Day - já avisando sabe).

Agora vou aproveitar aqui o esse espaço no blog para desejar Happy B'DAY - para um garoto que tem olhos mais lindos que já vi - que apoia todas essas minhas maluquices com o blog e que 'é minha vida' (usando emprestadas as palavras do vampiro Cullen).

"... I don't need no one to tell me about heaven
I look at my boyfriend, and I believe ... "

HAPPY 'BDAY my love

Love You


*Agora espero que ele leia o blog :)


5.15.2009

FIA e Fota não chegam a acordo, e Ferrari vai à Justiça para impedir teto

Encontro entre FIA, Fota e FOM em Londres nesta sexta-feira (15) termina sem acordo entre as partes
A reunião entre FIA, Fota e FOM, realizada nesta sexta-feira (15) em Londres, terminou sem nenhum acordo entre as partes. A entidade máxima se recusou a retirar a proposta do teto orçamentário voluntário.
Max Mosley afirmou que o encontro foi "amigável", mas que a federação não está disposta a desistir dos planos de limitação no orçamento dos times."
Durante a reunião, ficou evidente que a Ferrari entrará com uma ação judicial na França para impedir o que estamos fazendo", afirmou Mosley. "Foi um encontro amigável, mas as equipes ainda terão de nos mostrar algo melhor que o teto orçamentário", completou.
"Nós explicamos aos times que não podemos adiar o prazo para a inscrição no Mundial. Afinal, a data já foi publicada. E nós não podemos prejudicar as equipes que desejam entrar no campeonato. Mas estamos preparados para ouvir as equipes", falou o dirigente.
"Entretanto, as regras já foram aprovadas e publicadas. Além disso, também dissemos aos times que queremos um mesmo regulamento. Por isso, gostaríamos que todos aceitassem o teto orçamentário. E é uma coisa que as equipes terão de considerar", acrescentou.
"Não consigo entender por que algumas pessoas se mostram contra o teto, já que isso significaria uma flexibilização progressiva das regras técnicas. No fim, creio que a escolha das equipes ficou entre a liberdade intelectual e a limitação financeira. Mas eles insistem em dizer que, na verdade, a opção ficou entre a liberdade financeira e a limitação intelectual", disse.
"Penso que algumas equipes concordaram com essa ideia e outras, não. Por isso, eles ainda vão discutir muito sobre esse assunto", ressaltou.
Questionado sobre a seriedade das ameaças de Ferrari, Toyota e Red Bull, que anunciaram que vão deixar a F1 caso a regra do teto orçamentário permaneça, Mosley respondeu: "A situação é exatamente essa."
Bernie Ecclestone, por sua vez, declarou à BBC rapidamente que "as regras serão feitas para garantir que todos os participantes comecem no mesmo pé" em 2010.
As equipes, agora, se reunirão para discutir uma resposta. Entretanto, a Ferrari revelou que vai à Justiça para barrar o teto orçamentário, mostrando que está disposta a permanecer na F1 e não partir para outra categoria.
Por fim, o presidente da FIA declarou que as equipes também discutiram sobre o novo Pacto da Concórdia. "Eles perguntaram o sobre o Pacto da Concórdia, e nós respondemos que estaremos preparados, caso exista alguma mudança. E afirmamos que estamos dispostos a assinar um novo acordo por mais cinco anos", falou.
"Mas ainda não há nenhum tipo de acordo entre as equipes e Bernie sobre a questão dos direitos comerciais, o que é surpreendente, já que estão discutindo sobre isso há, pelo menos, dois anos", ironizou.
fonte: Grande Premio

5.14.2009

Ferrari: sem blefe

Com o final do prazo de inscrições para a Temporada 2010 chegando ao fim, no próximo dia 29, o filho de Enzo Ferrari, fundador da equipe, Pierro Ferrari, garante que não é blefe - se não houver modificações nas regras para o próximo ano - as ameças da saída da equipe Italiana da categoria. Pierro disse ao jornal inglês "The Guardian":

"- Ele (Enzo Ferrari) não estava mentindo (em 1986). Ele disse aquilo para valer. E nós (a diretoria da marca) também (não estamos mentindo agora). Eu acredito piamente que se você olhar o passado da Ferrari vai ver a imagem atual nasceu a partir de vitórias nas 24 Horas de Le Mans e em corridas de turismo. Não podemos esquecer o nosso passado, e a memória do meu pai continua presente na empresa. Nós queremos correr com regras claras e com todas as equipes começando no mesmo nível – garantiu. " Para a matéria completa no Globo Esporte.com clique aqui.

E ainda no Globo Esporte.com tem uma matéria sobre o Luca, presidente da Ferrari, dizendo que agradece o apoio dos fãs da Ferrari - a essa 'futura' decisão, digamos assim.

E ainda nesse assunto hoje o site Tazio - assim como os outros, noticiam a esperada reunião da FOTA e FIA, com apresença de seus respectivos presidentes, amanhã em Londre.

"Como o prazo para o envio de inscrições para 2010 acaba em 29 de maio, FIA, Ecclestone e equipes têm somente duas semanas para resolverem a questão. O chefe dos direitos comerciais não imagina a F-1 sem a Ferrari.
"A chave para a F-1 é a Ferrari. Eles estão lá há 60 anos. São nossos parceiros. Você tem de levá-los em consideração. No momento, todos estão esperando para amarrar seus aventais. É só resolvermos isso e ficaremos bem", disse Ecclestone." Para ler a matéria completa clique aqui.


3.20.2009

Fia volta atrás !

FIA recua e fala que vai adiar sistema de vitórias para 2010
Mal teve início, a guerra entre FIA e Fota sobre o sistema de pontuação da F-1 pode já ter terminado. A FIA informou nesta sexta-feira (20) que pode adiar até a temporada de 2010 a implantação do controverso sistema que dará o título de pilotos àquele que tiver vencido o maior número de corridas. Ou mesmo até abolir o formato."Se, por algum motivo, as equipes da F-1 não estão de acordo com o novo sistema, a implementação poderá ser atrasada até 2010", disse a FIA em comunicado.
Em nota, as equipes (Fota) disseram que a entidade que controla a F-1 agiu fora das regras quando decidiu alterar o sistema de pontuação para a temporada 2009 e "concordaram por unanimidade em questionar a validade da decisão"."É tarde demais para a FIA impor uma mudança para a temporada de 2009 sem acordo unânime de todos os competidores propriamente inscritos no campeonato 2009 da F-1", disse o comunicado.

A FIA anunciou na última que o piloto com o maior número de provas vencidas conquistará o título, ao invés de premiar aquele com a maior pontuação. O Conselho Mundial rejeitou esta semana uma proposta apresentada pela Fota para alterar a estrutura de pontuação para 12-9-7-5-4-3-2-1.
A Fota, no entanto, disse que as equipes estão preparadas para trabalhar com a FIA para um novo sistema de pontuação para a temporada de 2010.A mudança nas regras foi recebida com reações mistas. O campeão mundial, Lewis Hamilton, disse ter dúvidas sobre o novo sistema."
Acho que é uma pena o que está acontecendo na F-1", disse o piloto britânico, de 24 anos, em comunicado. "É difícil acreditar que as decisões recentes causarão melhorias para os espectadores nos circuitos e na TV, que devem ser sempre a nossa prioridade número um, mas creio que teremos que esperar para ver."
fonte:warn up