2.23.2009

Entrevista com o Kimi: E nasceu um novo Raikkonen: "Apoio Obama e vingança ao título"

Fonte: Corriere de la Serra - Arianna Ravelli

E nasceu um novo Raikkonen: "Apoio Obama e vingança ao título"

Kimi: "O passado não me interessa. Então só que podemos fazer"

Sakhir - A primeira impressão sobre seu Ferrari, o regulamento todo novo, a vontade de recomeçar, as estradas do seu rumo de vida, mais a eleição de Obama, a sua 'mama' apreensiva, a música do Guns N'Roses. Há um mês no inicio do campeonato (Austráli, 29 de março). Kimi Räikkönen conversa...

Nos testes do Bahrain você dirigiu pela primeira vez o F60 com pneus lisos. Como foi?

Muito bem. Foi um bom primeiro passado, tudo funcionou. Quanto aos slicks eu não senti tantas diferenças comparando, antes do Natal, que nos tinhamos testado com o carro velho.

A nova Ferrari se adapta melhor as suas caracteristicas?

Certamente a sensação foi boa.

Alguns piltos fazem um 'alarme' por causa da chuva: é realmente impossível de controlar a máquina?

Quando testei em Mungello estava frio e a pista estava escorregadia. Será mais fácil com temperaturas mais altas.

Com as novas regras as corridas serão mais emocionante?

Será sempre difícil de superar, mas esperamos que tenha uma melhoria, que no fundo é o motivo pelo qual eles mudaram. Pode ser que, que seja tudo um pouco difícil, aumentando tanto o interesses dos pilotos e do público.

O piloto vai ter mais?



Falamos sobre o KERS (sistema de recuperção de energia). Vai fazer uma real diferença?

Ajuda definitivamente no tempo da sua volta, então, naturalmente vai depender do circuito. Se funciona, é uma boa coisa para ter no carro. E para nós até agora tem funcionado muito bem.

Todos estes botões fazem da F1 parecer mais um vídeo game?

Não. Ser bom com vídeo game não serve na F1.

Já compreendeu melhor o que foi mau no ano passado? Existe alguma coisa que não chama?

Você sempre apreende com os seus próprios erros, mas particularmente não estou interessado em compreender o ano passado: não podemos mudar as coisas e não ajuda a gente fazer melhor agora. Estou feliz por falar o que podemos fazer com isso.

Procura por uma vingança?

Não, quero só dar o máximo. Todos sabem o que podemos fazer, e nosso objetivo é vencer o campeonato. Então tem muita coisas que devem andar bem para se fazer, e não necessáriamente se falando em sorte. Mas aí eu penso: ' Fiz um bom teste e tenho que partir forte para as primeiras corridas'. 'Na finlândia, escreveram que ele esta evitando o ácool'. " É minha vida particular e acho que não tenho que falar".

Esperar o inesperado, ou achar que a luta vai ser entre você, Massa e Hamilton?

Não tenho a menor idéia de como as outras equipes estão trabalhando. Até agora os tempos das voltas estão aproximados, mas durante os testes usamos pneus diferentes, tetamos coisas, então, pode se sair bem sucedidas ou não. Mas não estamos interessados e nem preocupados com as outras pessoas. Pensamos em nós.

Em 2010, o contrato termina e você disse que a Ferrari será, provávelmente, sua última equipe: isso significa que você irá deixar a F1?

Vamos ver em dois anos, se eu ainda estiver me divertindo ou se vou querer fazer outra coisa. Mas estou confiante que a Ferrari será minha última equipe. Isso não significa que em 2010 vou parar necessáriamente.

O que você vai seguir? O Rally?

Não tenho nada planejado. No Rally eu me divirto muito, tenho um curos neste sábado na Finlândia. É uma coissa que posso fazer já, e por hora é um passatempo divertido, quando eu não tenho para fazer.

O que você acha da polêmica sobre a Superlicença? Os pilotos queixam dos aumentos, Mosley disse que quem não pagar, não dirige.

Todo mundo esta mais ou menso feliz em pagar, só que preço é razoável. Só não compreendo porque é muito mais caro do que qualquer outra categoria. Deveria ser igual e razoável para todos. Este é o único problema, ninguém quer brigar com ninguém.

Você disse que mais cedo ou mais tarde vai ter um filho. Que mundo você gostaria que ele encontrasse?

Bem, neste momento não somos o melhor mundo possível. Eu sou um homem de sorte, porque seria capaz de ofercer uma vida boa para meu filho.

O que espera por ele?

Que seja sempre saudável. Então, que por si só, decida a sua vida, não o farçar a fazer qualquer coisa, se ele quiser fazer qualquer outra coisa.

Se você fosse um cidadão americano, votaria no Obama?

Sim, eu não acompanho muito a politíca. Mas acho ele um cara inteligente.

Axl Roses, o líder do Guns N'Roses, citou um agradecimento no seu último álbum, Chinese Democracy. Por quê?

Eu não sei, vou perguntar para ele! Mas nos conhecemos um pouco bem, nos encotramos várias vezes: a primeira foi há anos atrás à meu convite, e depois ele foi a Finlândia onde nos rencontramos.

Você pensa que tem uma alma 'Rock'?

Poderia dizer que não. Mas eu gosto da música.

Cidade favorita?

Espoo

Cor?

Preto, vermelho e branco.

Comida e bebida?

Massas e peixes. Eu não tenho uma bebida preferida.

Animal?

Cães. Tenho três.

Seus pais ou sua mulher ficam com medo quando você corre?

Minha mãe sim, certamente é a mais preocupada de todos.

É a favor das mulheres na Fórmula 1?

Se forem bastante corajosas, são bem vindas.

O que você acha de um GP em Roma?

Nós somos uma equipe italiana, seria bom. Eu fui uma vez em Roma antes do Natal e é uma cidade maravilhosa. Gostaria de voltar lá.

Após dois anos na Ferrari você tem compreendido melhor como funciona uma equipe italiana?

Ela funciona de maneira diferente do que uma equipe britânica ou suíça, é uma questão cultural. . O que eu gosto nos italianos: Acho que a gente é simpática e descontraída.

_____________________________________________

O Kimi servi pra ser tricolor paulista: vermelho, preto e branco! heheeh Amei a entrevista. A Arli achou ela hoje e como falo um 'piano' de italiano traduzi. Adorei as resposta do kimi e também acho que um dia ele será um super pai e concordo com ele na visão de ter uma alma 'rock'.

2 comentários: