Na quinta-feira desta semana, quatro dias depois de terminar em segundo no Grande Prémio da Hungria, o piloto de Fórmula 1 da Ferrari Kimi Raikkonen vai está a bordo do seu Abarth Grande Punto S2000 pronto para fazer sua estréia no WRC (World Rally Championship).
junto com o Kimi em sua corrida em casa de WRC estará o experiente navegador Kaj Lindstrom - o homem que costumava ser parceiro do muitas vezes campeão de rali Tommi Mäkinen. Juntos, Raikkonen e Lindstrom participaram de três até agora no Abarth, mas esta semana,o rali marca a estréia no cascalho.
Este fim de semana, entre em fazer preparativos finais para o rali, Lindstrom falou para o wrc.com sobre o desafio à frente.
Quantos testes tem feito você e Kimi para o Rally da Finlândia?
"Fizemos dois testes diferentes - ambos com o mesmo carro Abarth que usaremos esta semana. O primeiro foi há duas semanas, quando fizemos cerca de 130kms em estradas perto de Jyvaskyla. Tivemos um outro teste, na segunda-feira e terça-feira passada nas estradas mais próximas de Jamsa,neste fizemos uma cerca de 200 quilômetros. "
Finlândia será o primeiro rali no cascalho do Kimi, certo?
"Sim, e o primeiro teste foi a sua primeira vez no cascalho com o carro de rali. Foi por isso que precisávamos ter dois testes separados: o primeiro foi só para que ele pudesse se acostumar a pilotagem no cascalho e se acostumar com os pneus. Ele precisava obter algumas quilometragem no primeiro antes que ele pudesse pensar em modificar o set up do carro no segundo teste ".
Você fezeram dois ralis na neve e 1 no asfalto juntos até agora, qual foi a reação de Kimi após pilotar sua primeiro etapa no cascalho ?
"Bem, eles o chamam de Iceman e ele certamente o manteve porque é legal. Não houve grande reação como tal. Talvez a maior surpresa foi o modo como ele parecia fácil para encontrá-lo. Pela primeira vez nós estávamos na mesma pista que tínhamos utilizado para preparar para o rali de inverno. As condições eram muito diferentes, pelo menos, ele estava familiarizado com ele, e ele pode construir lentamente a velocidade. Mas não demorou muito para ele se acostumar com o cascalho, então eu não sei se o ajudou ou não - ele estava muito rápido desde o início. "
Qual mudança no set up do carro ele fez?
"Com um carro Super 2000, existem apenas duas coisas que você realmente pode alterar; diferenciais e suspensão. Kimi precisou trabalhar e ambas as áreas e trabalhar para fazer o carro mais rápido e tornar o manuseio mais previsível. É importante saber quando você perde aderência exatamente aquilo que o carro está a fazer - e que foi a principal coisa a se classificar. Estamos bastante satisfeitos com aquilo que temos agora. Depois o carro foi enviado de volta [para Tommi Mäkinen Racing] devem ser desmontado e reconstruído antes do rali ".
Será que vocês vão o testar novamente antes do Rally da Finlândia começar?
"Nós vamos o verificar na segunda-feira - só para fazer 20 km ou mais para verificar se tudo funciona bem. Esse será o nosso shakedown, como " não prioridade ", não podemos fazer parte na quinta-feira do shakedown oficial."
Você foi navegador de muitas classes e de pilotos de rali em mundiais; como é comparar a pilotagem de Kimi Raikkonen?
"Seu manuseamente com o carro e sua habilidade de pilotagem, como as linhas que ele tem e assim por diante, estão em um nível muito elevado - em dívida, na verdade. Quanto ao teste eu estava bastante surpreendido com a rapidez que ele tem pilotado no cascalho. É uma sensação muito confortável para mim estar no carro com ele na Finlândia - embora, é um rali de alta velocidade. Você pode ver que ele controla o carro e não o contrário. "
Kimi tem tido qualquer aula de pilotagem específica para Rally da Finlândia?
"Tommi [Mäkinen] entrou no carro com ele no nosso evento de pré-teste, mas apenas em assento do passageiro. Eu obriguei ele a dar o passeio! Tommi fez pilotou com Kimi quando ele se preparava para o inverno de inverno, mas não desta vez".
Qual a maior dificuldade que você acha que o Kimi vai encontrar no Rally da Finlândia?
Eu acho que maior dificuldade para o Kimi vai ser fazer corretamnete o ritmo de 'notas'- por que ele estará competindo com pessoas mais experientes que ele.Alguns já fizeram isso cincos anos antes dele se quer pensar em fazer ' anoatçãoes' de Rally - e provavelmente tem vindo apreendido depois (desse tempo) com a pratica de Rallies na Finlândia. Essa semana Kimi vai praticar apenas o seu quarto Rally de todos ( que ele já fez). Durante a corrida ele vai fazer 13 diferentes baterias, em dois dias e o ritmo de notas será o trabalho mais exigente a se fazer. É a parte mais importante deste rrally também - se você receber o ritmo notas direito, então o resto deve ser bom também.
Qual é o seu objetivo na próxima semana? Ou é isto tudo diverssão para o Kimi?
É tudo por diversão.Nós não conversamos sobre qualquer resultado que queremos ter, e eu acho que é a melhor maneira de fazer isso. Se podemos fazer três bons dias sem erros, e esperemos que sem punições (também), então vamos buscar o resultado, com certeza, mas com o pouco de experiência que ele tem não há ponto de quaisquer metas. Nós apenas vamos ver. Nós vamos para lá com o intuito de se divertir e tornar a vida difícil para os outros condutores! "
Sébastien Loeb tem manifestado um certo interesse na F1 - Talvez se isso for bem para ele e Kimi e Seb poderiam trocar as 'teclas' por um tempo?
Bem ... eu sei que Sebastien é muito, muito talentoso e muito bom fazendo Rally mas eu diria que é mais fácil para a etapa na Fórmula 1 a partir de WRC - no mundo do que para ir a outra maneira. Na F1 você tem que fazer as coridas e os circuitos e você pode ir e praticar as mesmos curvas mais e mais - isso não é como o Rally que você faz váris etapas apenas duas vezes há 80km/h, e então você tem que fazer a mesma coisa a toda a velocidade. Em minha opinião, é mais difícil. Você só tem que olhar para pilotos como Mika Salo, Mika Häkkinen e Martin Brundle, ou mesmo quem fez o RAC ao menos um ano para ver isso.
Então, qual é o apelo de fazer Rally para Kimi?
O desafio é uma coisa. O WRC não é fácil e é totalmente diferente do o que ele faz para ganhar a vida. Ele quer ver se ele pode fazer Rally em um nível adequado e, naturalmente, fazendo o Rally da Finlândia tem sido sempre um sonho para ele . Estou tão contente que ele está dentro dele - e que ele está muito feliz por me ter também.
Fonte: WRC Site
Tradução: The Iceman Br Team
junto com o Kimi em sua corrida em casa de WRC estará o experiente navegador Kaj Lindstrom - o homem que costumava ser parceiro do muitas vezes campeão de rali Tommi Mäkinen. Juntos, Raikkonen e Lindstrom participaram de três até agora no Abarth, mas esta semana,o rali marca a estréia no cascalho.
Este fim de semana, entre em fazer preparativos finais para o rali, Lindstrom falou para o wrc.com sobre o desafio à frente.
Quantos testes tem feito você e Kimi para o Rally da Finlândia?
"Fizemos dois testes diferentes - ambos com o mesmo carro Abarth que usaremos esta semana. O primeiro foi há duas semanas, quando fizemos cerca de 130kms em estradas perto de Jyvaskyla. Tivemos um outro teste, na segunda-feira e terça-feira passada nas estradas mais próximas de Jamsa,neste fizemos uma cerca de 200 quilômetros. "
Finlândia será o primeiro rali no cascalho do Kimi, certo?
"Sim, e o primeiro teste foi a sua primeira vez no cascalho com o carro de rali. Foi por isso que precisávamos ter dois testes separados: o primeiro foi só para que ele pudesse se acostumar a pilotagem no cascalho e se acostumar com os pneus. Ele precisava obter algumas quilometragem no primeiro antes que ele pudesse pensar em modificar o set up do carro no segundo teste ".
Você fezeram dois ralis na neve e 1 no asfalto juntos até agora, qual foi a reação de Kimi após pilotar sua primeiro etapa no cascalho ?
"Bem, eles o chamam de Iceman e ele certamente o manteve porque é legal. Não houve grande reação como tal. Talvez a maior surpresa foi o modo como ele parecia fácil para encontrá-lo. Pela primeira vez nós estávamos na mesma pista que tínhamos utilizado para preparar para o rali de inverno. As condições eram muito diferentes, pelo menos, ele estava familiarizado com ele, e ele pode construir lentamente a velocidade. Mas não demorou muito para ele se acostumar com o cascalho, então eu não sei se o ajudou ou não - ele estava muito rápido desde o início. "
Qual mudança no set up do carro ele fez?
"Com um carro Super 2000, existem apenas duas coisas que você realmente pode alterar; diferenciais e suspensão. Kimi precisou trabalhar e ambas as áreas e trabalhar para fazer o carro mais rápido e tornar o manuseio mais previsível. É importante saber quando você perde aderência exatamente aquilo que o carro está a fazer - e que foi a principal coisa a se classificar. Estamos bastante satisfeitos com aquilo que temos agora. Depois o carro foi enviado de volta [para Tommi Mäkinen Racing] devem ser desmontado e reconstruído antes do rali ".
Será que vocês vão o testar novamente antes do Rally da Finlândia começar?
"Nós vamos o verificar na segunda-feira - só para fazer 20 km ou mais para verificar se tudo funciona bem. Esse será o nosso shakedown, como " não prioridade ", não podemos fazer parte na quinta-feira do shakedown oficial."
Você foi navegador de muitas classes e de pilotos de rali em mundiais; como é comparar a pilotagem de Kimi Raikkonen?
"Seu manuseamente com o carro e sua habilidade de pilotagem, como as linhas que ele tem e assim por diante, estão em um nível muito elevado - em dívida, na verdade. Quanto ao teste eu estava bastante surpreendido com a rapidez que ele tem pilotado no cascalho. É uma sensação muito confortável para mim estar no carro com ele na Finlândia - embora, é um rali de alta velocidade. Você pode ver que ele controla o carro e não o contrário. "
Kimi tem tido qualquer aula de pilotagem específica para Rally da Finlândia?
"Tommi [Mäkinen] entrou no carro com ele no nosso evento de pré-teste, mas apenas em assento do passageiro. Eu obriguei ele a dar o passeio! Tommi fez pilotou com Kimi quando ele se preparava para o inverno de inverno, mas não desta vez".
Qual a maior dificuldade que você acha que o Kimi vai encontrar no Rally da Finlândia?
Eu acho que maior dificuldade para o Kimi vai ser fazer corretamnete o ritmo de 'notas'- por que ele estará competindo com pessoas mais experientes que ele.Alguns já fizeram isso cincos anos antes dele se quer pensar em fazer ' anoatçãoes' de Rally - e provavelmente tem vindo apreendido depois (desse tempo) com a pratica de Rallies na Finlândia. Essa semana Kimi vai praticar apenas o seu quarto Rally de todos ( que ele já fez). Durante a corrida ele vai fazer 13 diferentes baterias, em dois dias e o ritmo de notas será o trabalho mais exigente a se fazer. É a parte mais importante deste rrally também - se você receber o ritmo notas direito, então o resto deve ser bom também.
Qual é o seu objetivo na próxima semana? Ou é isto tudo diverssão para o Kimi?
É tudo por diversão.Nós não conversamos sobre qualquer resultado que queremos ter, e eu acho que é a melhor maneira de fazer isso. Se podemos fazer três bons dias sem erros, e esperemos que sem punições (também), então vamos buscar o resultado, com certeza, mas com o pouco de experiência que ele tem não há ponto de quaisquer metas. Nós apenas vamos ver. Nós vamos para lá com o intuito de se divertir e tornar a vida difícil para os outros condutores! "
Sébastien Loeb tem manifestado um certo interesse na F1 - Talvez se isso for bem para ele e Kimi e Seb poderiam trocar as 'teclas' por um tempo?
Bem ... eu sei que Sebastien é muito, muito talentoso e muito bom fazendo Rally mas eu diria que é mais fácil para a etapa na Fórmula 1 a partir de WRC - no mundo do que para ir a outra maneira. Na F1 você tem que fazer as coridas e os circuitos e você pode ir e praticar as mesmos curvas mais e mais - isso não é como o Rally que você faz váris etapas apenas duas vezes há 80km/h, e então você tem que fazer a mesma coisa a toda a velocidade. Em minha opinião, é mais difícil. Você só tem que olhar para pilotos como Mika Salo, Mika Häkkinen e Martin Brundle, ou mesmo quem fez o RAC ao menos um ano para ver isso.
Então, qual é o apelo de fazer Rally para Kimi?
O desafio é uma coisa. O WRC não é fácil e é totalmente diferente do o que ele faz para ganhar a vida. Ele quer ver se ele pode fazer Rally em um nível adequado e, naturalmente, fazendo o Rally da Finlândia tem sido sempre um sonho para ele . Estou tão contente que ele está dentro dele - e que ele está muito feliz por me ter também.
Fonte: WRC Site
Tradução: The Iceman Br Team
Nenhum comentário:
Postar um comentário