Hoje foi um dia muito interessante no paddock de Suzuka. Foi um daqueles dias em que há um zumbido real no ar e algum teatro acontecendo no paddock.Com o anúncio ontem à noite da demissão de Kimi Raikkonen da Ferrari e da chegada de Fernando Alonso, ficou claro que as suas respectivas coletivas de imprensa e a do chefe da Ferrari, Stefano Domenicali, iam ser interessantes.
Kimi parecia bastante desanimado hoje, como seria de esperar, mas ele foi muito digno publicamente. Ele não criticou a equipe e a equipe também não o criticou. Não [e uma tarefa fácil sentar-se na frente dos meios de comunicação do mundo todo quando você é despedido da Ferrari. Kimi disse muitas vezes no passado que iria encerrar sua carreira na equipe, mas agora ele está tendo que repensar isso. Ao fazê-lo ele deixou-se a opção de sair da F1 no final do ano. Kimi sempre deu a entender que iria parar quando seu contrato com a Ferrari terminasse no final de 2011.
Enquanto isso, Alonso parecia feliz, mas não triunfante. Ele falou com entusiasmo, mas usou o tom certo.
Muita gente está se esforçando para compreender a decisão da Ferrari de trocar Raikkonen por Alonso. Portanto, a questão do momento é: por que a equipe sente que Alonso é uma aposta melhor do que Kimi?
Tanto Raikkonen quanto Domenicali foram perguntados sobre isso. Raikkonen tentou dar a entender que a decisão foi baseada em considerações de natureza comercial, em outras palavras, sobre a chegada do Santander como patrocinador da Ferrari: "Há muitas razões. Na F1, há sempre um monte de dinheiro e as opções podem ser distintas. Foi o que aconteceu no final. Não tem nada a ver com desempenho ou o que eu faço na equipe.
"Ouvi sugestões de que a Philip Morris pagará a multa pela Ferrari ter rescindido o contrato de Raikkonen e que seu salário na McLaren será pago pelo Santander, embora os números que a imprensa publica estejam muito inflacionados, de acordo com Domenicali.
Raikkonen então, foi perguntado quanto sua saída teve a ver com a chegada do Santander. Ele sorriu de uma maneira involuntária, revirou os olhos, mas tudo o que disse foi: "Você terá que perguntar à equipe ...." Houve uma pausa em que ele quase disse algo mais, então decidiu não falar.
Menos uma hora mais tarde, eu disse a Domenicali que Raikkonen deu a entender que a decisão foi motivada comercialmente. Ele negou com firmeza: "Não, não é correto dizer que foi uma decisão comercial".
Questionado várias vezes por que a Ferrari achava que Alonso seria uma aposta melhor do que Raikkonen, Domenicali disse: "Quando você tem que tomar a decisão, você quer que sua dupla de pilotos para o futuro seja a melhor possível".
Ele deixou claro que, como chefe da equipe, tinha sido sua a decisão. Os meus colegas italianos disseram que Domenicali foi quem mais forçou para que isto acontecesse. Ele tem que pensar no seu próprio futuro. Depois de duas temporadas como chefe da equipe ganhou um campeonato de construtores e teve um ano ruim nesta temporada. Ele precisa da equipe para retornar ao nível superior e ele quer ter todos os elementos para realizar isso.
Ele também revelou que a equipe tinha assinado um acordo com Alonso para 2011 durante o verão, mas depois por causa dos problemas da Renault, sobre a corrida de Cingapura, o escândalo, havia a possibilidade de trazê-lo para a Ferrari um ano antes.
Quanto ao risco de manter Felipe Massa, quando ainda não está claro que ele será capaz de guiar, a equipe está confiante que Massa vai estar de volta ao mesmo nível, mas parece-me que tem opções. Por um lado, Giancarlo Fisichella vai estar lá, se por acaso Massa voltar muito mal. Além de Robert Kubica, que parece destinado a assinar um contrato por apenas um ano na Renault, e estaria potencialmente disponível para 2011. Mas a Ferrari está determinada que Massa vai voltar e será tão bom como antes.
Raikkonen deixou claro que, embora as coisas não tenham dado certo no final, ele gostaria de ter vencido mais corridas, mas no conjunto ele estava feliz com seus três anos na Ferrari e não se arrepende: "Estou feliz com o que fiz. Eu acho que ainda terei um bom futuro." Ele disse ainda que não se arrepende e não teria mudado nada sobre as decisões tomadas e os contratos que assinou.
Em um possível retorno à McLaren, disse, "Eu ainda tenho um bom relacionamento e claro, há uma chance, mas tenho tempo para tomar minha decisão."
"Eu ainda não decidi se eu quero continuar a correr ou não", disse ele. "Eu tinha um contrato para o próximo ano, agora não tenho mais. Isso muda as coisas, então talvez eu corra, talvez não. Existe uma chance (no rally), mas há uma chance na Formula 1 também.
"Pelo que eu ouvi, acho que ele vai fazer uma temporada na McLaren, talvez duas. Ele tem algo a provar e vai pressionar muito Lewis Hamilton neste processo, que é precisamente o que a McLaren quer.
Fonte: Autoracing.
Nenhum comentário:
Postar um comentário