Q: Você está feliz com esse resultado?
Kimi Raikkonen: Eu acho que isso é quarto lugar. Isso não é muito para estar feliz, mas nós precisamos estar felizes porque acabamos mesmo quarto.
Q. Você não ganhou nenhuma posição, no início, mesmo que você tendo o KERS. Isso foi decepcionante?
KR: Não. Nós escolhemos por começar com os pneus mais duros, assim você vai estar sempre se dando um pouco de aderência no começo. Já que não tem realmente uma reta longa até chegar para a primeira curva. Mas
nós mantivemos nosso lugar e, claro, que esperava ganhar uma posição, mas com o resultado final isso não faz nenhuma diferença.
Q. O segundo trecho, quando você estava mais pesado, foi muito mais rápido do que o primeiro turno. Foi exclusivamente os pneus?
KR: Bem, nós estavamos com pneus diferentes. Precisamos usar os dois pneus e quando você não tem muita 'downforce' como os outros, quando você usa os pneus mais duros você se mantém deslizando. Quando você executa com os pneus mais macios, você tem um pouco mais de aderência e o carro fica muito melhor.
Q. Não havia chance de alcaçar o Lewis Hamilton no reinício após o safety car?
KR: No. É muito difícil chegar perto o suficiente, mesmo com o reinício. Nós fomos correndo ao redor, e eles são muito mais rápidos do que nós em uma linha reta. Então, mesmo sem o KERS, não houve chance para eu chegar nele.
Q. Você tem mantido o terceiro lugar no campeonato, por isso é bom, não é?
KR: Yeah. Eu não sei qual é a diferença - um ponto. Mas eles parecem ser mais rápidos do que nós por isso será difícil os manter para trás, mas tem duas corridas. Tudo pode acontecer, vamos tentar e vamos ver como acaba.
Q. Em 2007, você caminhou para o final, com duas corridas com um déficit de 17 pontos para Lewis Hamilton, mas ainda ganhou o título. Sebastian Vettel tem 16 pontos atras, é mais fácil para ele saber que ele só tem que ir lá e ir para a vitória?
KR: Eu não sei se isso faz muita diferença. A Red Bull é definitivamente um carro rápido, como vimos este ano. A Brawn - quem sabe o que eles estão fazendo? Acho que o carro é melhor do que o que consegui no momento. Com certeza, ele [Vettel] tem uma chance, mas no final os Brawns tem que necessariamente cometer uns erros para ele se aproximar mais. Mas nunca se sabe. Você precisa de alguns erros, alguns acidentes, e tudo parece diferente.
Q. Você sentiu o carro melhor com os pneus macio?
KR: Yeah.Totalmente, o balanço é o mesmo, mas você só tem mais aderência entre os pneus e, em seguida, ele melhora muito. É uma história semelhante à da última corrida, mas com o pneu duro não foi tão mau como na última corrida - mas foi o mesmo lá. . Com o ganho de aderência com os macios e você vai mais rápido.
Q. Você vai resolver o seu futuro em poucos dias?
KR: Não.
Q. Então no Brasil, vão ser as mesmas perguntas?
KR: Eu não sei. Como eu disse, eu não tenho contrato para o próximo ano. Estou olhando para opções diferentes e vamos ver o que acontece no futuro. Eu não sei quando vamos poder dizer qualquer coisa - ou se tem alguma coisa a dizer.
Q. Vimos neste fim de semana que teve um grande número de grandes acidentes, principalmente de estreantes. Alguns pilotos se queixam que este é um circuito um pouco perigoso. O que você acha?
KR: Eu acho que é um esporte perigoso. Este é mais um tipo de circuito à moda antiga.Os novos circuitos tem um monte de 'run-off' (area de escape) em asfalto, por isso não faz diferença se você cometer um erro, geralmente você pode voltar ao circuito. Aqui, se você cometer um erro, você está indo geralmente bater no muro e eu acho que é como deveria ser. Você é punido pelos erros e torna mais emocionante, e eu acho que você precisa disso mais preciso.
Q.Quais são os critérios que você gostaria de usar para escolher a sua equipe para o próximo ano?
KR: Há muitas escolhas diferentes que você quer. Mas antes de tudo, você quer um contrato que você te deixe feliz, e um carro que você tem a chance de ganhar o campeonato com ele. Não há nenhum ponto em ir para uma equipe menor e apenas dirigir. Eu não ganho nada com isso.
Q. Então você não está indo para o Rally?
KR: Eu não tenho interesse em uma equipe que apenas fica em 10 º lugar. Eu não ganho nada com isso. Eu prefiro ficar em casa e fazer outra coisa. Se eu não posso ter a equipe adequada, com um carro bom para ganhar, então vou pensar nisso.
Q. O Rally é mais atraente agora para você fazer?
KR: Não. É a mesma história. Não vale a pena ir lá, se você não tiver um bom carro e uma boa equipe. Faça o que fizer, você precisa dar a si mesmo a chance de estar lá em cima, e ter o equipamento para lutar pelas melhores posições possíveis.
Q. Você acha que você está pronto para competir em alto nível no Rally?
KR: Eu não sei. Eu nunca dirigi um carro do mundo do Rally. Eu tenho alguma idéia pelos Rallys que eu tenho feito, mas com certeza você precisa de muita prática. Você precisa se dar um tempo para estar lá em cima, e eu penso que a velocidade da F1 é sábio e se você não tem a experiência não é um problema. Mas a experiência não é tudo. É uma história diferente.
Q. Após ter feito tanto, o que é mais fácil - ir da F1 para o Rally, ou a partir de Rally para a F1?
KR: Claro que para mim, não há apenas uma direção para olhar.Se eu estou fazendo F1, para mim, é um esporte fácil. Eu não sei como você se sentiria se você nunca esteve dirigindo o carro. Mas eu ainda diria que o Rally é mais difícil. Você tem mais coisas mudando lá, você tem o co-piloto, você precisa fazer as notas e entender o que esta fazendo. Na F1, você está fazendo os mesmos circuitos volta após volta, e há cada quilômetro é diferente. Desta forma, para mim, é mais difícil ir do Rally para a F1.
Q. Fala-se de Sebastien Loeb, que vem para a F1. Qual de vocês, você acha que seria mais fácil trocar?
KR: Para mim, eu diria que vir da F1 é mais fácil do que nós irmos lá. Mas, como eu disse, estou fazendo F1, você nunca vai se sentir com esperiência se você nunca dirigiu um F1. É uma pergunta difícil.
Q. Você tem duas corridas com a Ferrari. O que prevê a sua motivação?
KR: É a mesma coisa que eu disse antes. Não tenho nenhum interesse em dirigir um time ruim para o próximo ano. Se eu correr aqui, eu sempre vou tentar terminar o mais alto que eu puder. Eu não preciso de nada para me motivar. Se eu dirijo, dirijo o meu melhor e que é isso.
Q. Você quer um carro vencedor de um dia, ou você quer ir para uma equipe que você pode construir e fazer um carro vencedor?
KR: Não. Como eu disse, se eu quiser correr, eu quero ter um carro que está pronto lá no próximo ano para ganhar o campeonato. Eu quero ter pelo menos me dado a chance - e então cabe a mim e à equipe ver o que acontece. Mas pelo menos você tem que ter um carro na primeira parte que lhe dá uma chance de ganhar.
Fonte: Auto Sport - por Jonathan Noble / Tradução: do Team
Kimi Raikkonen: Eu acho que isso é quarto lugar. Isso não é muito para estar feliz, mas nós precisamos estar felizes porque acabamos mesmo quarto.
Q. Você não ganhou nenhuma posição, no início, mesmo que você tendo o KERS. Isso foi decepcionante?
KR: Não. Nós escolhemos por começar com os pneus mais duros, assim você vai estar sempre se dando um pouco de aderência no começo. Já que não tem realmente uma reta longa até chegar para a primeira curva. Mas
nós mantivemos nosso lugar e, claro, que esperava ganhar uma posição, mas com o resultado final isso não faz nenhuma diferença.Q. O segundo trecho, quando você estava mais pesado, foi muito mais rápido do que o primeiro turno. Foi exclusivamente os pneus?
KR: Bem, nós estavamos com pneus diferentes. Precisamos usar os dois pneus e quando você não tem muita 'downforce' como os outros, quando você usa os pneus mais duros você se mantém deslizando. Quando você executa com os pneus mais macios, você tem um pouco mais de aderência e o carro fica muito melhor.
Q. Não havia chance de alcaçar o Lewis Hamilton no reinício após o safety car?
KR: No. É muito difícil chegar perto o suficiente, mesmo com o reinício. Nós fomos correndo ao redor, e eles são muito mais rápidos do que nós em uma linha reta. Então, mesmo sem o KERS, não houve chance para eu chegar nele.
Q. Você tem mantido o terceiro lugar no campeonato, por isso é bom, não é?
KR: Yeah. Eu não sei qual é a diferença - um ponto. Mas eles parecem ser mais rápidos do que nós por isso será difícil os manter para trás, mas tem duas corridas. Tudo pode acontecer, vamos tentar e vamos ver como acaba.
Q. Em 2007, você caminhou para o final, com duas corridas com um déficit de 17 pontos para Lewis Hamilton, mas ainda ganhou o título. Sebastian Vettel tem 16 pontos atras, é mais fácil para ele saber que ele só tem que ir lá e ir para a vitória?
KR: Eu não sei se isso faz muita diferença. A Red Bull é definitivamente um carro rápido, como vimos este ano. A Brawn - quem sabe o que eles estão fazendo? Acho que o carro é melhor do que o que consegui no momento. Com certeza, ele [Vettel] tem uma chance, mas no final os Brawns tem que necessariamente cometer uns erros para ele se aproximar mais. Mas nunca se sabe. Você precisa de alguns erros, alguns acidentes, e tudo parece diferente.
Q. Você sentiu o carro melhor com os pneus macio?
KR: Yeah.Totalmente, o balanço é o mesmo, mas você só tem mais aderência entre os pneus e, em seguida, ele melhora muito. É uma história semelhante à da última corrida, mas com o pneu duro não foi tão mau como na última corrida - mas foi o mesmo lá. . Com o ganho de aderência com os macios e você vai mais rápido.
Q. Você vai resolver o seu futuro em poucos dias?
KR: Não.
Q. Então no Brasil, vão ser as mesmas perguntas?
KR: Eu não sei. Como eu disse, eu não tenho contrato para o próximo ano. Estou olhando para opções diferentes e vamos ver o que acontece no futuro. Eu não sei quando vamos poder dizer qualquer coisa - ou se tem alguma coisa a dizer.
Q. Vimos neste fim de semana que teve um grande número de grandes acidentes, principalmente de estreantes. Alguns pilotos se queixam que este é um circuito um pouco perigoso. O que você acha?
KR: Eu acho que é um esporte perigoso. Este é mais um tipo de circuito à moda antiga.Os novos circuitos tem um monte de 'run-off' (area de escape) em asfalto, por isso não faz diferença se você cometer um erro, geralmente você pode voltar ao circuito. Aqui, se você cometer um erro, você está indo geralmente bater no muro e eu acho que é como deveria ser. Você é punido pelos erros e torna mais emocionante, e eu acho que você precisa disso mais preciso.
Q.Quais são os critérios que você gostaria de usar para escolher a sua equipe para o próximo ano?
KR: Há muitas escolhas diferentes que você quer. Mas antes de tudo, você quer um contrato que você te deixe feliz, e um carro que você tem a chance de ganhar o campeonato com ele. Não há nenhum ponto em ir para uma equipe menor e apenas dirigir. Eu não ganho nada com isso.
Q. Então você não está indo para o Rally?
KR: Eu não tenho interesse em uma equipe que apenas fica em 10 º lugar. Eu não ganho nada com isso. Eu prefiro ficar em casa e fazer outra coisa. Se eu não posso ter a equipe adequada, com um carro bom para ganhar, então vou pensar nisso.
Q. O Rally é mais atraente agora para você fazer?
KR: Não. É a mesma história. Não vale a pena ir lá, se você não tiver um bom carro e uma boa equipe. Faça o que fizer, você precisa dar a si mesmo a chance de estar lá em cima, e ter o equipamento para lutar pelas melhores posições possíveis.
Q. Você acha que você está pronto para competir em alto nível no Rally?
KR: Eu não sei. Eu nunca dirigi um carro do mundo do Rally. Eu tenho alguma idéia pelos Rallys que eu tenho feito, mas com certeza você precisa de muita prática. Você precisa se dar um tempo para estar lá em cima, e eu penso que a velocidade da F1 é sábio e se você não tem a experiência não é um problema. Mas a experiência não é tudo. É uma história diferente.
Q. Após ter feito tanto, o que é mais fácil - ir da F1 para o Rally, ou a partir de Rally para a F1?
KR: Claro que para mim, não há apenas uma direção para olhar.Se eu estou fazendo F1, para mim, é um esporte fácil. Eu não sei como você se sentiria se você nunca esteve dirigindo o carro. Mas eu ainda diria que o Rally é mais difícil. Você tem mais coisas mudando lá, você tem o co-piloto, você precisa fazer as notas e entender o que esta fazendo. Na F1, você está fazendo os mesmos circuitos volta após volta, e há cada quilômetro é diferente. Desta forma, para mim, é mais difícil ir do Rally para a F1.
Q. Fala-se de Sebastien Loeb, que vem para a F1. Qual de vocês, você acha que seria mais fácil trocar?
KR: Para mim, eu diria que vir da F1 é mais fácil do que nós irmos lá. Mas, como eu disse, estou fazendo F1, você nunca vai se sentir com esperiência se você nunca dirigiu um F1. É uma pergunta difícil.
Q. Você tem duas corridas com a Ferrari. O que prevê a sua motivação?
KR: É a mesma coisa que eu disse antes. Não tenho nenhum interesse em dirigir um time ruim para o próximo ano. Se eu correr aqui, eu sempre vou tentar terminar o mais alto que eu puder. Eu não preciso de nada para me motivar. Se eu dirijo, dirijo o meu melhor e que é isso.
Q. Você quer um carro vencedor de um dia, ou você quer ir para uma equipe que você pode construir e fazer um carro vencedor?
KR: Não. Como eu disse, se eu quiser correr, eu quero ter um carro que está pronto lá no próximo ano para ganhar o campeonato. Eu quero ter pelo menos me dado a chance - e então cabe a mim e à equipe ver o que acontece. Mas pelo menos você tem que ter um carro na primeira parte que lhe dá uma chance de ganhar.
Fonte: Auto Sport - por Jonathan Noble / Tradução: do Team
Nenhum comentário:
Postar um comentário