Navegando pela comunidade WRC Brasil, encontrei um Guia preparado especialmente para os fãs do Kimi que migraram da F1 para o Rally. A idéia original é do Alan com colaborações de Vando e André, 3 amantes da categoria. Segue abaixo as dicas super interessantes e de fácil entendimento dos 3 guris, para quem vai acompanhar o Kimi na temporada 2010 do WRC e está totalmente alheio as regras que regem o World Rally Championship.
Assim como na F1 o campeão no WRC é quem faz mais pontos. A pontuação por etapa é a mesma da f1.As diferenças começam aqui:1. O Rally é percorrido em estradas ( de terra, neve, asfalto, etc) fechadas para o tráfego, conhecidas como SS (do inglês Special Stage).2. A quantidade de SS varia dependendo da etapa. O tempo de todas as SS vão sendo somados e aquele que for o mais rápido, é o vencedor.3. O carro de F1 é um monoposto com tração traseira. O carro no WRC é baseado em modelo de rua, com tração 4X4 e motor 2.0 turbo. Essa configuração vai mudar nos próximos anos. Mas esse é o que Kimi vai usar em 2010.4. Dentro do carro vai o piloto, responsável pela condução, e o navegador, responsável por indicar o trajeto ao piloto.5. Entre algumas especiais (SS), os carros vão para o parque de apoio mecânico, onde as equipes ficam instaladas e os mecânicos podem trabalhar no carro. Algo equivalente aos boxes na F1.6. Os pilotos não largam juntos em um grid e sim um de cada vez, em um intervalo de tempo de 2 minutos entre cada partida.7. A ordem de largada do primeiro dia de prova segue a classificação do campeonato. Nos 2º e 3º dia a ordem de largada segue a classificação provisória da prova, por exemplo, no 2º dia largam em primeiro a dupla que terminou o primeiro dia em 1º lugar e assim sucessivamente.8.Vence quem completar o trecho total das SS em menos tempo.Abaixo um video bem interessante com algumas regrinhas básicas sobre o wrc ,indicado para os novatos nesta categoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário