Ilta-Sanomat – 28.04.2010 – edição impressa Kalle Takala
A direção esta ficando clara: a Red Bull quer o Kimi Raikkonen de volta a F1, mas Raikkonen ainda não deu a sua resposta final.
Não deve ser apenas uma coincidência o que a Red Bull tem em prática - incluindo que o proprietário Dieter Matescitz – da à impressão de que a porta esta aberta e a decisão esta protegida nas mãos do finlandês.
Ao mesmo tempo saíram alguns rumores sobre Mark Webber não ter o seu contrato renovado. É difícil acreditar que a equipe de F1, Red Bull, estaria disposta a desistir de um piloto do calibre do Webber se tiverem algo bem melhorem a vista. E de todos os pilotos que são candidatos a essa vaga apenas Raikkonen poderia ser isso.
Ainda assim, a decisão final esta direcionada para dois sentidos, o que é suficiente para Raikkonen.
Primeiro, um WDC é o suficiente para ele? Dificilmente, especialmente quando a Red Bull esta oferecendo uma chance de conseguir outro.
E em segundo, neste ponto, seria isso o suficiente para Raikkonen, já que ele provou para o mundo que se ele o quiser consegue chegar no “top” no Rally também?
Talvez. E, além disso, Raikkonen pode voltar para o rally quando ele quiser, mas agora ele certamente tem a última chance de chegar no “top” da F1.
Talvez, depois de tudo, ele retorne para o mapa da F1?
Kimi Raikkonen
Agora mesmo ele esta na folha de pagamentos da Red Bull. Se ele quiser, com certeza ele consegue um assento na equipe da Red Bull F1, mas talvez ele não queira mais voltar. O Kimi acha que tudo é mais relaxado no Rally. Os rumores de que Raikkonen já teria um contrato por vários anos com a Red Bull e que isso o dá a chance de decidir ele mesmo se ele vai dirigir os carros de rally ou um carro de F1 no próximo ano. E Le deverá tomar a sua decisão durante o verão.
Em qual direção, Kimi?
Rally ou F1? O tempo para a decisão Kimi Räikkönen está chegando mais perto.Fonte e Super thanks Nicole | Tradução: do Team
A 5 ª posição no Rally da Turquia foi uma espécie de um ponto de virada na carreira de Kimi Raikkonen no rally. Lá ele teve a confirmação definitiva de que ele tem chances reais de subir ao topo, até mesmo no rally.
Räikkönen terá que tomar uma decisão difícil neste verão: ele irá continuar subindo até o topo do rally ou voltará à Fórmula 1 pela equipe de ponta Red Bull ?
Como é Kimi, qual das duas recentes posições nas quais você marcou pontos fez a escala inclinar mais para rally, pensando na próxima temporada?
- Não inclinou-se para qualquer direção, ainda. Tenho que considerar as minhas opções em paz e esclarecer o que mais me interessa. Eu vou agir em conformidade, disse Räikkönen.
É isso aí, 'O que me interessar mais ".
Segundo rumores persistentes Räikkönen já tem um contrato longo com a Red Bull e, tanto quanto sabemos que a decisão se ele vai se sentar em um carro de rally ou um carro de F1 na próxima temporada está totalmente em suas próprias mãos. Räikkönen teria à sua espera um carro vencedor, mas também acima de tudo, a alternativa mais agradável de um companheiro de equipe, Sebastien Vettel.
- Eu não tenho pressa, eu tenho que decidir antes do próximo ano,lembrou Raikkonen.
Voltar à F1 ainda é completamente possível, embora apenas alguns estão falando sobre isso. Outros fatos falam dele continuar no rali.
Primeiramente, a aristocracia do esporte está se aproximando o tempo todo depois da experiência e, especialmente, a calma melhoram a pilotagem de Raikkonen corrida por corrida.
Em segundo, o Rally tem apenas a metade do ‘incômodo da mídia’ algo que Raikkonen sempre desgostou.
Ontem, Raikkonen deixou a mais pesada das dicas bem longe de qual será o seu endereço no próximo ano quando ele foi perguntado se ele vai conseguir mais Campeonato Mundial de F1 ou de WRC.
- Bem, nós esperamos que no WRC... Eu já tenho um de F1.