4.30.2010

Mais rumores: Um ano sabatico do Rally?

Ilta-Sanomat – 28.04.2010 – edição impressa Kalle Takala
A direção esta ficando clara: a Red Bull quer o Kimi Raikkonen de volta a F1, mas Raikkonen ainda não deu a sua resposta final.

Não deve ser apenas uma coincidência o que a Red Bull tem em prática - incluindo que o proprietário Dieter Matescitz – da à impressão de que a porta esta aberta e a decisão esta protegida nas mãos do finlandês.

Ao mesmo tempo saíram alguns rumores sobre Mark Webber não ter o seu contrato renovado. É difícil acreditar que a equipe de F1, Red Bull, estaria disposta a desistir de um piloto do calibre do Webber se tiverem algo bem melhorem a vista. E de todos os pilotos que são candidatos a essa vaga apenas Raikkonen poderia ser isso.

Ainda assim, a decisão final esta direcionada para dois sentidos, o que é suficiente para Raikkonen.

Primeiro, um WDC é o suficiente para ele? Dificilmente, especialmente quando a Red Bull esta oferecendo uma chance de conseguir outro.

E em segundo, neste ponto, seria isso o suficiente para Raikkonen, já que ele provou para o mundo que se ele o quiser consegue chegar no “top” no Rally também?

Talvez. E, além disso, Raikkonen pode voltar para o rally quando ele quiser, mas agora ele certamente tem a última chance de chegar no “top” da F1.
Talvez, depois de tudo, ele retorne para o mapa da F1?
Kimi Raikkonen
Agora mesmo ele esta na folha de pagamentos da Red Bull. Se ele quiser, com certeza ele consegue um assento na equipe da Red Bull F1, mas talvez ele não queira mais voltar. O Kimi acha que tudo é mais relaxado no Rally. Os rumores de que Raikkonen já teria um contrato por vários anos com a Red Bull e que isso o dá a chance de decidir ele mesmo se ele vai dirigir os carros de rally ou um carro de F1 no próximo ano. E Le deverá tomar a sua decisão durante o verão.
Em qual direção, Kimi?
Rally ou F1? O tempo para a decisão Kimi Räikkönen está chegando mais perto.

A 5 ª posição no Rally da Turquia foi uma espécie de um ponto de virada na carreira de Kimi Raikkonen no rally. Lá ele teve a confirmação definitiva de que ele tem chances reais de subir ao topo, até mesmo no rally.
Räikkönen terá que tomar uma decisão difícil neste verão: ele irá continuar subindo até o topo do rally ou voltará à Fórmula 1 pela equipe de ponta Red Bull ?

Como é Kimi, qual das duas recentes posições nas quais você marcou pontos fez a escala inclinar mais para rally, pensando na próxima temporada?
- Não inclinou-se para qualquer direção, ainda. Tenho que considerar as minhas opções em paz e esclarecer o que mais me interessa. Eu vou agir em conformidade, disse Räikkönen.

É isso aí, 'O que me interessar mais ".

Segundo rumores persistentes Räikkönen já tem um contrato longo com a Red Bull e, tanto quanto sabemos que a decisão se ele vai se sentar em um carro de rally ou um carro de F1 na próxima temporada está totalmente em suas próprias mãos. Räikkönen teria à sua espera um carro vencedor, mas também acima de tudo, a alternativa mais agradável de um companheiro de equipe, Sebastien Vettel.

- Eu não tenho pressa, eu tenho que decidir antes do próximo ano,lembrou Raikkonen.

Voltar à F1 ainda é completamente possível, embora apenas alguns estão falando sobre isso. Outros fatos falam dele continuar no rali.

Primeiramente, a aristocracia do esporte está se aproximando o tempo todo depois da experiência e, especialmente, a calma melhoram a pilotagem de Raikkonen corrida por corrida.

Em segundo, o Rally tem apenas a metade do ‘incômodo da mídia’ algo que Raikkonen sempre desgostou.

Ontem, Raikkonen deixou a mais pesada das dicas bem longe de qual será o seu endereço no próximo ano quando ele foi perguntado se ele vai conseguir mais Campeonato Mundial de F1 ou de WRC.

- Bem, nós esperamos que no WRC... Eu já tenho um de F1.
Fonte e Super thanks Nicole | Tradução: do Team

Dicas de Kimi para jovens pilotos:

Este é o caminho para fazer seus sonhos realidade

O ás do automobilismo de Espoo trilhou um caminho de circunstâncias pobres até chegar no topo de seu próprio esporte.

Kimi Räikkönen conquistou muito. Ele tinha uma vontade forte de chegar ao topo e os pais também fizeram de tudo por seus dois filhos.

- Você tem que confiar em si mesmo e no que você está fazendo. Se você sabe que você tem feito o seu melhor, se você atinge o sucesso ou não, você fica de bom humor, aconselha Kimi.

Sua reputação no exterior é de um cara que não fala muito. Sua mãe Paula o chama de teimoso, e o mesmo padrão é visto nos conselhos de Kimi também.

- Não se preocupem muito em escutar demais os outros. É claro que vocês têm que escutar as pessoas nas quais confiam, mas façam suas próprias escolhas. E tenha como objetivo ser o melhor.

Créditos: mtv3| Tradução FIN-ING: Nicole| Port. do team

Kimi sem o contrato da TAG Heur + artigo

Kimi sem o contrato da TAG Heur e artigo

08.03.2010
O valor de Kimi Raikkonen como piloto de Rally não esta mais tão em alta como quando se tratava do piloto de F1 onde o Kimi Raikkonen no mercado internacional é patrocinado em vários campos. Durante oito anos ele era a cara da TAG Heur, mas quando Raikkonen deixou a F1o seu contrato foi encerrado.

A nossa marca é focada na F1, mas Kimi ainda continua sendo nosso amigo, disse o gerente e de patrocínio da TAG Heur, Yann de la Fouchardière.

- O contrato entre a TAG Heur e Kimi terminou por alguns problemas, Dan Taavitsainen da TAG Heur disse que assim terminam os rumores no paddock de que as más atitudes do piloto não correspondem às necessidades de seus patrocinadores.
Ainda que ninguém negue que Raikkonen parecia estar às vezes bem chateado em alguns eventos enquanto estrelava por seu patrocinador – 15 minutos em alguns eventos do seu patrocinador muitas vezes se tornavam muito mais do que 15 minutos para Raikkonen.

- A personalidade Kimi sempre atraiu muitos recursos, Taavitsainen se lembra e repete que o silêncio do Iceman é visto como algo exótico no meio da Europa, enquanto nos olhares finlandeses isso é visto como mau humor.

- A nossa marca é a F1 e não o Rally, e foi por isso que o contrato terminou, Taavitsain disse.
Kimi Raikkonen parece ter caído de nível com seus patrocinadores internacionais de milhões para os pequenos e nacionais patrocinadores.
Seu último apoio é da companhia de telefones domésticos DNA. Eles não publicaram qual o valor financeiro do seu contrato, mas não deve ser mais do que dezenas de milhares de euros.

Trabalhando como a ‘cara’ dos relógios – e óculos dos negócios que eram destinados a Kimi Raikkonen, David Beckham e Brad Pitt se acredita que essa compensação financeira ultrapassava um milhão de euros por ano.

Eles ainda acreditam no valor de mercado do Raikkonen em Maranello. A loja da Ferrari ainda vende por um preço alto materiais do Kimi, embora a temporada de F1 comece nesta semana no Bahrein sem o silencioso Iceman.

Fonte: Nicole / Tradução: do Team

>>>>> Kim Raikkonen e Mikka Hakkinen citados em artigo sobre as vitórias da McLaren no GP Espanha, e onde eles afirmam que esse deve ser o melhor carro lá.
McLaren: MP4-25 é o mais adequado para a Espanha

O time de Woking dominou o Grande Prêmio da Espanha entre 1998 e 2001 com Mika Hakkinen, e marcou mais uma vitória com a cortesia de Kimi Raikkonen em 2005, mas nos últimos anos tem ficado atrás dos rivais, apesar de ter fabricado os carros que desafiaram os título de 2007 e 2008.
Fonte: I-TV / Tradução: do Team

4.29.2010

Kimi pode disputar ROC em Helsique + Foto

Mais uma pic do Kimi fazendo 'merchan' em sua parceira com a empresa de telefonia finlandesa DNA. Thanks Lady R pela dica da foto.


Hirvonen desafia Räikkönen a participar da corrida em Helsinque

Mikko Hirvonen e outros pilotos de rali irão relaxar em agosto, em uma corrida de carros realizada no Kalasatama (porto) de Helsique.

Haverá um encontro real de campeões na primeira semana de agosto no Kalasatama em Helsinque . Entre os pilotos top do WRC, além dos Ford Mikko Hirvonen e Jari-Matti Latvala, Petter e Henning Solberg e Sebastien Ogier prometeram participar, e também o piloto da MotoGP Mika Kallio.

Os ex-campeões mundiais e outros ‘aposentados’ serão representados por Tommi Mäkinen, Markko Märtin, Juha Kankkunen, Timo Salonen e Markku Alen.

"Nós deveremos estar pilotando veículos similares aos que foram usados na China na corrida dos campeões, que serão um aberto com motor traseiro carro de circuito, buggys e carros Lendários", disse Hirvonen, que é um dos organizadores ao STT.

O evento, que acontece uma semana depois do rally WRC em Jyväskylä, culminará com uma final no domingo. Sebastien Loeb, que lidera o campeonato, está ocupado demais para fazer parte do evento, mas a participação Kimi Räikkönen é possível.

"Um convite foi enviado, mas ainda não tenho uma resposta", disse Hirvonen.

Hirvonen esteve em Helsique, na quarta-feira para apresentar o evento, e de lá ele vai imediatamente para a Nova Zelândia, onde será realizada a quinta etapa da temporada 2010 do mundial de rally .

Hirvonen está em terceiro no mundial de pilotos, 41 pontos atrás do líder Loeb.

Créditos: HS.fi|Kiitti Dracaena|Tradução do team

4.28.2010

Entrevista com o Kimi, videos, downloads e WRC 2011

>>>>> Entrevista com o Kimi - e mais screencaps
Essa entrevista faz parte da "coferencia" que o Kimi fez ontem para divulgar a marca da empresa DNA.



- Para fazer o download dessa entrevista clique no link abaixo. Fonte e Agradecimentos a Vida pelo download.
DOWNLOAD -> http://www.mediafire.com/file/eevolt2rzyj/DNA

>>>>> Calendário 2011 do WRC

FIA revela calendário 2011 do WRC.

A Federação Internacional de Automobilismo revelou nesta quarta-feira o calendário do World Rally Championship (rali WRC) da temporada 2011. Além de algumas poucas alterações, o destaque ficou por conta da ausência da etapa de Monte Carlo, em Mônaco, de fora da categoria pelo terceiro ano seguido.A FIA surpreendeu ao publicar tão cedo o planejamento do próximo ano. Em 2009, o

mesmo anúncio para o atual campeonato foi feito apenas no mês de setembro. Desta vez, a entidade revelou que Monte Carlo ainda não faz parte dos planos pois as negociações com o Autoclube de Mônaco não evoluíram como o esperado. Assim, a Polônia apareceria como opção para a vaga aberta há algumas temporadas.

A temporada 2011 começa mais uma vez na Suécia. Em seguida virá a etapa mexicana, e depois a portuguesa, passando o rali da Jordânia para o quarto posto no calendário. Provas tradicionais como as da França, Itália, Argentina, Finlândia e Alemanha foram mantidas.Além de Monte Carlo, o circuito de Abu Dhabi também não foi fechado para 2011, mas a possibilidade de ser a nova etapa do rali WRC em 2012 é bastante grande. Talvez, ainda, torne-se a 15 etapa, pois a direção da categoria agendou reuniões para o mês de junho que dão conta da inclusão da etapa polonesa como bastante provável para 2011.

Confira o calendário 2011 da categoria:
Suécia (10 a 13 de fevereiro)
México (3 a 6 de março)
Portugal (24 a 27 de março)
Jordânia (14 a 17 de Abril)
Itália (5 a 8 de maio)
Argentina (26 a 29 de maio)
Acropolis (Grécia) (16 a 19 de junho)
Finlândia (28 a 31 de julho)
Alemanha (18 a 21 de agosto)
Austrália (8 a 11 de setembro)
França (29 de setembro a 2 de outubro)
Catalunha (Espanha) (20 a 23 de outubro)
Grã-Bretanha (10 a 13 de novembro)

Fonte: Abril

>>>>>> Vídeo do Kimi no Rally da Turquia


Fonte: You Tube / Créditos:kandemiratakan

4.27.2010

Martin Holmes: "Ser um piloto bem sucedido em várias disciplinas é muito raro"

AUTOSPORT.PT - Já não restam quais quer dúvidas que Kimi Raikkonen está a aprender rapidamente no mundo do WRC, e depois de tentar andar para lá do que era capaz, finalmente encontrou o seu ritmo na Turquia, e com isso surgiu logo o primeiro resultado de relevo, o quinto posto.

Depois de um inócuo 29º posto na Suécia, após ter ficado com o C4 WRc preso num banco de neve por longo tempo, o piloto finlandês rumou ao México, onde andou bem até capotar violentamente. Na Jordânia foi oitavo, ainda longe de Matthew Wilson e Frederico Villagra, mas na Turquia já foi quinto, batendo claramente os dois homens da Ford. Agora, Raikkonen vai ter mais dificuldades em se chegar mais à frente, pois a partir daqui já só restam os homens das equipas oficiais da Citroen e da Ford, o seu companheiro na CJT, Sébastien Ogier e Petter Solberg, pilotos que 'apanha' na sua plenitude ou na fase ascensional das suas carreira como é o caso de Ogier.

De qualquer forma, perguntámos a Martin Holmes o que pensa das prestações de Kimi Raikkonen: "Foi muito boa na Turquia. Tornou-se o segundo piloto provindo da F1 a pontuar. Mas acho que esse brilhantismo, no entanto, para ele, não fez qualquer diferença. Raikkonen tem uma longa ponte para atravessar e começou a fazê-lo agora. Ser um piloto bem sucedido em várias disciplinas é muito raro. Interessante foi saber que uma das primeiras pessoas a perguntar-me por mais informação sobre o Raikkonen na Jordânia foi Vic Elford, na minha opinião o melhor piloto polivalente de sempre.

Os diferentes tipos de estresse do Rally agradam Raikkonen

Entrevista do Kimi para o Heikki Kulta

Os diferentes tipos de estresse do Rally agradam Raikkonen

A pausa que o Kimi Raikkonen esta tendo do rally acaba no final de maio com o Rally de Portugal.

Raikkonen se transferiu da F1 para o Rally quando ele quis ter menos estresse e mais direção. A decisão foi também apoiada pela Ferrari que ofereceu para ele um ano completo se salário se ele não corresse este ano na F1.

Qual é a diferença de estresse então?

- Isso chega a ter uma boa diferença. Se o mundo da F1 voltasse há algumas décadas, então deveria ser o mesmo do Rally. Tudo é muito profissional no Rally também, e tudo é feito da melhor forma possível. Mas é de um jeito mais descontraído, e claro, o ambiente é bem diferente.

- No rally você não perde tempo no pit stop, mas no carro bem no meio da floresta, quando você dirige por todos os estágios duas vezes. No "serviço" na área de pit nós passamos apenas 30 ou 45 minutos por dia.

- E no Rally não existem tantas pessoas como na F1. Têm apenas as pessoas que você precisa, Raikkonen descreve.

Jyvaskyla é corrida principal

O WRC Rally da Finlândia, obviamente vai ser a corrida principal de Raikkonen nesta temporada. Jyvaskyla é o único Rally que o Kimi dirigiu no ano passado.

- Ainda assim, eu não consegui ganhar a experiência até o dia de encerramento. Ao menos eu vi algumas fases. Nós esperamos que até lá eu possa ter muito mais experiência e que eu possa dirigir um pouco mais rápido e chegar a ponta de alguma forma.

- É o mesmo, como se nós fossemos fazer novamente os rallies de antes. É mais fácil quando você já dirigiu uma vez antes. Eu acredito que isso ajuda em alguma coisa.

- Eu me foco na ponta todo o tempo, de outro jeito não teria sentindo dirigir. Nós sabíamos desde o começo que os outros seriam bem mais rápidos, mas a coisa mais importante é que eu posso melhorar a mim mesmo devagar. Quando você tem sucesso em um estagio automaticamente aumenta a sua confiança.

A escala ainda não se inclinou

A carreira de Raikkonen vai continuar no próximo ano no Rally ou de volta a F1. Kimi nega que a escala na sua decisão tenha se inclinado para o Rally quando ele marcou quatorze pontos no WRC nas últimas duas corridas.

- Isso não tem virado para qualquer direção e eu não tenho pressa para fazer decisões. Eu tenho que ver o que é possível e o que é a coisa mais interessante no final - o qual me diverte mais e o que mais gosto de fazer. Nós vamos ver isso em algum lugar em um futuro ponto deste ano, Raikkonen disse.

Fonte: Heikki Kulta Turunsanomat / Tradução en: Leijona / Tradução pt: do Team

Raikkonen desafiará o topo em Jyvaskyla

Kim Räikkönen recentemente conquistou sua segunda melhor posição no rali.

O piloto da Citroën chegou em quinto na Turquia.
Ele tem chances de fazer ainda melhor em julho, em Jyväskylä, onde manteve uma velocidade surpreendentemente rápida no verão passado com o seu Fiat em seu primeiro rally da carreira no WRC.

- Jyväskylä é uma rally familiar, com exceção do domingo, Kimi sorriu referindo-se a sua saida durante a última etapa no sábado, último ano em Jyväskylä.

- Espero ter conseguido mais experiência pelo tempo de Jyväskylä para que eu possa dirigir mais rápido e desafiando o topo. É mais fácil ir às corridas quando você tem mais conhecimento sobre as estradas e as notas. Isso vai ajudar em Jyväskylä.
Chegar à mesma velocidade que os piloto do topo é o maior motivação de Raikkonen nas trilhas do rali.

- Eu aponto para o alto o tempo todo, caso contrário não haveria sentido em pilotar. Eu sabia de antemão que os outros seriam muito rápidos, mas a principal coisa é que eu posso melhorar, pouco a pouco. Quando você conseguir em uma especial já lhe dá mais autoconfiança.

Nove temporadas na Fórmula 1 e 5 ralis no WRC Räikkönen dão algumas dicas para as diferenças entre as séries, além da pilotagem.

- Não há como muitas corridas no rali como existem na F1 mas as corridas são mais longas. F1 foi, provavelmente, à 20 anos atrás, igual ao rally hoje. Rally tem um estilo mais descontraído e as configurações são diferentes. Você não gasta tempo no paddock, você está no meio da floresta pilotando de uma especial para outro.

Fonte: Nicole| Tradução do team

Raikkonen: " Eu não fico pensando no que os outros acham de mim"

Raikkonen ainda continua dividindo a opinião no paddock da F1.
Alguns podem não terem achado o modo de agir do Raikkonen legal, enquanto outros foram aquecidos por Raikkonen tanto como ser humano quanto a piloto. O Iceman não da importância ao que os outros fazem.

- Eu não fico pensando no que os outros acham de mim. E eu não penso neles.

- Isso era trabalho para mim, embora as outras pessoas queiram pensar mais que isso. Todo mundo fora de lá tem os seus próprios personagens, Raikkonen analisa os pilotos da F1.

Quem em especial se lembra de Raikkonen é o ex-gerente técnico da Sauber, Willy Rampf.

- Ele foi o melhor piloto com quem eu trabalhei. Eu ainda o respeito muito, Rampf disse em uma entrevista para site da Auto Sport.

- Provavelmente o Rally deve ser a mesma coisa que a F1 era há uns 20 anos. Eles também fazem as coisas profissionalmente no rally, mas fazem completamente diferente, Raikkonen compara.

- Menos pessoas e tudo é mais descontraído.

Créditos: Kalle Takala - Iltasanomat/ Tradução en: Nicole / Tradução pt: do Team

Kimi Raikkonen: "Eu sempre vou encontrar alguma coisa para fazer"

Créditos e Fonte: YLE - Tradução en: Nicole - Tradução pt: do Team
Nesta temporada Kimi Raikkonen esta dirigindo no WRC. Os seus planos para a próxima temporada estão totalmente em abertos e Kimi Raikkonen ainda não esta nem no começo de se preocupar com o futuro. E ele ainda também não tem motivos para isso, como ele mesmo diz: "Eu sempre vou encontrar alguma coisa para fazer".
Raikkonen chegou na quinta posição no Rally da Turquia. Partes dos estágios foram feitos sobre o asfalto.

- "É claro, o cascalho é um pouco mais familiar para andar, mas lá dirigimos no asfalto com pneus para cascalho e isso é algo completamente novo."

- "Então quando você dirige com pneus de asfalto de verdade, isso fica um pouco mais como estou acostumado."

- "Quando você dirige nas mesmas estradas por 6 ou 8 anos se acaba tendo uma pequena vantagem porque você acaba se lembrando das estradas de cor. É aí que essa diferença conta".

- "No verão vamos ter algumas corridas completamente novas no asfalto, então ninguém vai ter qualquer vantagem".

Novamente o nome de Kimi tem sido rapidamente envolvido em boatos envolvendo a F1. Raikkonen admite que os boatos façam parte do automobilismo.

- "Primeiramente existem um monte de repórteres no mundo da F1. Todo mundo quer escrever histórias e eles entrevistam várias pessoas nas quais dizem certas coisas erradas intencionalmente e outras dizem coisa corretas. Então, todas as coisas ficam um pouco confusas, Raikkonen acha."

- "Todos querem fazer as suas próprias historias. Sempre existiram boatos e sempre vão ter muitos.

As recentes histórias não contêm muita verdade. Eles sempre tentam colocar o finlandês na F1, mas no momento Raikkonen esta focado no Rally.

- "Eu só tenho um contrato para este ano, então, tudo pode mudar para o próximo ano. Eu não estou com pressa para decidir qualquer coisa, ainda tem alguns meses antes de eu começar a pensar nisso".

Voltar para F1 é algo possível, mas Raikkonen admite as desvantagens do esporte. Sem dúvida a mídia quer isso, mas têm também várias outras coisas que você pode fazer para sobreviver.

- “É claro, a F1é um esporte que eu fiz por um longo tempo e fiz isso para sobreviver também. E é obvio que você gostaria de fazer isso, mas é claro que tem um monte de outras coisas para você fazer para viver."

- “Na F1 tem todo o tipo de coisas inúteis que algumas pessoas não gostam. Tem muito de tudo e muitas pessoas estão lutando por isso. Isso realmente não pertence a F1 e isso estraga as coisas boas no esporte, Raikkonen acha.

O contrato com a Red Bull é só para este ano. O Iceman fica bem e calmo quando ele fala sobre seu futuro. A porta para F1 ainda não esta fechada.

- "É claro, eu tenho que ver o que o próximo ano vai me trazer com ele. Eu não tenho nada contra a F1, mas eu não tenho atração por ela. É obvio que as coisas mudam de repente".

- "Eu não tenho me preocupado mais, eu sempre vou encontrar algo para fazer, Raikkonen encerra a entrevista.

Por quê o nome Kimi Raikkonen aparece nos credito do novo álbum dos Guns'n Roses, e qual é o seu filme favorito? Confira na próxima segunda feira na programação esportiva do YLE onde estão os pensamentos de Raikkonen. No domingo a entrevista vai para o ar na TV2, às15:55 hs.

É Esta A Nova Carreira De Kimi Raikkonen?

O Iceman teve que tentar suas asas como um ator quando o comercial do patrocinador DNA foi filmado em Barcelona.

- No geral não foi uma experiência de tortura , mas eu duvido que algum dia vou me tornar um ator. Isso nunca vai acontecer, riu Kimi.

Kimi não está pensando em se tornar um ator quando ele se aposentar. No entanto, a experiência foi divertida e deixou boas lembranças.

- Foi um dia relativamente fácil, embora eu disse pra mim mesmo sobre uma coisa que nunca esteve perto do meu coração.

De acordo com Kimi, filmar o comercial foi notavelmente mais fácil do que cuidar das coisas do ‘mundo dos motores’.

- Tudo foi muito bem organizado e as pessoas eram realmente prestativas e sabiam o que fazer. Normalmente em rally ou F1 uma coisa que demoraria 30 minutos, geralmente leva 2 horas e meia porque ninguém sabe o que fazer. Mas esta não foi uma experiência torturante em tudo, Kimi elogiou seu patrocinador.

O comercial da DNA estrelado por Kimi é bem humorado, também porque eles estão brincando com as contas de telefone baratas. Com os ganhos que Kimi teve, você não deve pensar que ele teve algum problema financeiro para pagar as suas contas de telefone. Durante a sua carreira Kimi ganhou mais de 100 mi euros.

Créditos: mtv3|Tradução: Finn-Ing Nicole|Port. do team

Anette Latva-Piikkilä Entrevista Kimi Raikkonen no Evento da DNA

KIMI : Quando Eu Tiver 40 Anos Só Piloto Por Diversão

Kimi Räikkönen ofereceu um deleite raro na terça-feira, em Helsinque, quando ele chegou para o evento do seu patrocinador.

O comercial do DNA estrelado por Kimi foi mostrado aos convidados no Tennispalatsi (um cinema). Antes deles mostrarem o comercial, ele respondeu às perguntas de Anette Latva-Piikkilä.

Kimi estava de bom humor e relaxado quando lembrou seus tempos na F1 e também da espessa cortina de fumaça sobre o seu futuro. Anette perguntou a Kimi onde ele se vê em 10 anos.

- Bem, minha carreira tem sido bastante longa já. Claro que depende muito dos próximos anos, mas eu não tenho pensado seriamente sobre pilotar até os 40. Poderia, obviamente ser, que eu pilotasse em alguma serie apenas por diversão, pela alegria de conduzir. Mas tenho certeza que não é um emprego o tempo inteiro, de modo que eu acho que isso acaba em algum momento, confessou Kimi.

Kimi também respondeu sobre o que ele vai fazer na próxima temporada.

" A gangorra ainda não ficou pro Rally, nenhuma decisão foi tomada. Faremos coisas que são agradáveis.

Créditos:mtv3|Super thanks Nicole| Tradução Joni e do team

4.26.2010

Rally da Turquia 2010 por Kaj Lindström

Para facilitar a vida de quem não entende inglês ou finn, transcrevemos e traduzimos o que o navegador do Kimi, Kaj Lindström narra no video abaixo sobre a participação sua e do Iceman no Rally da Turquia 2010. So não deixem de ver o video (recomendadissimo) especialmente para mulherada hehehe, mas os homem também podem assistir ;)

Segue abaixo a transcrição:

- Oi, meu nome é Kaj Lindström
- Eu sou navegador de Kimi
- Vou contar para vocês o que acontece durante o rali.
- Chegamos ao local do último rally, na segunda-feira, porque nós começaríamos a trabalhar cedo, na manhã de terça-feira.
- Terça-feira e quarta-feira nós fizemos o reconhecimento. O que significa que podemos conduzir nas especiais por duas vezes.
- Os dias são muito longos e voltamos a noite para o hotel.
- Infelizmente, o trabalho ainda não termina aí.
- Depois de algumas horas eu limpei minhas anotações, porque eu preciso ser capaz de ler as notas quando estamos indo rápido.
- Depois assistimos todos os vídeos das especiais e verificamos se estava tudo ok para fazermos uma condução rápida.
- Quinta-feira é o dia do shakedown.
- A equipe reconstrói o nosso carro para cada rally. E no shakedown testamos o carro.
- Assim, podemos ter a certeza de que está funcionando corretamente.
- Também testamos diferentes configurações, caso chova durante o evento e depois que já temos vistos as fases do reconhecimento podemos tentar configuraçõesdiferentes de suspensão.
- Quinta-feira é também dia de imprensa e à noite nós temos o cerimonial de abertura ou a super especial.
- Na cerimônia de abertura há uma abundância de convidados VIP e nós dirigimos através do pódio de largada e temos uma chance de acenar para os fãs.
- Na manhã de sexta-feira começamos a condução do rali.
- Em alguns rallis, temos realmente que começar as 05:00 da manhã.
- Chegamos a primeira especial em torno de oito horas.
- Os dias são longos, nós pilotamos por 8 especiais.
- Entre as especiais vamos ao parque de apoio.
- O time tem o tempo de 30 minutos no máximo para o fazer o serviço do carro antes de voltarmos para as próximas etapas.
- À noite, voltamos ao hotel às 09:00, dependendo de onde estamos.
- Nós pilotamos por três longos dias por isso é fisicamente muito exigente completar um rally.
- Domingo é o último dia do rali.
- Ao terminar estamos tão cansados que só queremos voltar para casa, se possível.
- Em poucas palavras, as semanas de rally são tão intensa e cheia de coisas para fazer que não temos tempo para passeio pela cidade ou museus.
- Quando voltamos para casa, começamos a concentrar-se no próximo evento

Vídeo do Rally da Turquia do site do Kimi Raikkonen


Creditos: Kimi Raikkonen.com

Retiramos algumas screencaps desse video







Image  and video hosting by TinyPic Image  and video hosting by TinyPic Image  and video hosting by TinyPic

Seb Ogier: "Kimi é um cara 'relax' "

Fonte e Tradução en: Nicole / Tradução pt: do Team

Abril -2010

Este ano Ogier tem Kimi Raikkonen como seu companheiro de equipe. Ogier apenas diz coisas boas sobre o finlandês. A primeira vez que ele encontrou Kimi foi no Rally do Ártico em Rovaniemi.

- Kimi é um cara 'relax'. A imagem publica que passam sobre ele é completamente diferente do que ele é se você me perguntar. Eles dizem que ele é homem de poucas palavras, mas o Kimi na nossa equipe conversa o todo o tempo com todo mundo. Eu acho que se você puder ver essa situação como o Kimi, ele deve se divertir com isso. Eu também acredito que a Citroen como uma equipe, é o tipo de família a onde o Kimi se diverte bastante.

- Eu participei de mais rallies que o Kimi, e eu tenho mais experiência no Rally do que ele, então eu tenho que ser capaz de dar alguns pequenos conselhos a ele. E é claro que eu sei que ele é um WDC de F1, então eu tenho certeza que também posso aprender muito com ele.

Ogier diz que o grande problema para o Kimi ser mais veloz na direção não tem nada haver com estilo de direção dele, e sim com as notas.

- O mais importante para o Kimi é fazer boas notas para correr nesta temporada, porque assim vai ficar mais fácil para ele dirigir no futuro. As notas e saber como as fazer é a parte mais complicada.

- Como nós já vimos, o Kimi aprende e melhora bem rápido. Se ele pegar as suas notas em ordem ele vai ficar bem perto da ponta e dos pódios na mesma velocidade.

Ogier espera boas performances do Kimi na segunda metade da temporada, especialmente nos rallies em asfalto e dos novos.

- O asfalto é a superfície mais familiar para o Kimi, mas o mais importante é saber fazer as notas para trabalhar. Sem boas notas você não pode fazer isso, não interessa qual seja a superfície.

O Rally mantém Kimi ocupado no momento

Perguntas da edição impressa do jornal Iltalehti de 17/abril.

01. Kimi Raikkonen, após três corridas no WRC o bom gosto de se fazer Rally não muda para um negócio de homem?
É claro que muda. É realmente difícil e eu ainda tenho muito a aprender.

02. Dirigir um carro de rally sempre te provocou grandes sensações? Isso pode se comparar com sexo?
Haha, nada haver com isso. Isso é realmente uma categoria complicada e interessante.

03. Marcar os seus primeiros pontos no WRC na Jordânia provocou alguns gritos de alegria?
Na verdade não. A Jordânia foi à corrida mais difícil que eu experimentei no automobilismo. E não foi nenhum show de velocidade.

04. O quanto é importante para você conseguir um pódio?
Isso é uma meta. É claro que não vai acontecer sem dirigir muito, mas é assim em todas as categorias - você tem que praticar. Você não pode ir a um Rally apenas para dar uma voltinha.

05. Os erros que você cometeu no inicio da temporada vem de falta de treino?
Na Suécia sim, mas no México nós perdemos o nosso spoiler (***como aerofólio) traseiro pouco antes de capotarmos. Eu já havia capotado outros carros antes, então, eu não tive tempo para ter medo. Não teve erro algum, mas eu preciso melhorar a minha audição.

06. Você ainda esta se contendo na hora de usar o acelerador em circunstâncias novas e estranhas?
Às vezes eu me contenho se as notas estão completas e se eu tenho uma encosta cega pela frente. Eu não tenho problemas com isso enquanto eu estiver vendo a estrada. Eu vou ganhar mais confiança através da experiência.

07. O que mudou desde aquele tempo que você começou a sua carreira na F1 aos 20 anos?
É claro que muitas coisas mudaram na minha vida e a categoria mudou também, mas a minha vida pessoal continua a mesma de antes. Eu ainda faço as mesmas coisas.

08. Quando é à hora para se começar uma família?
Agora não é a melhor hora porque eu ainda estou muito ocupado. Mas é claro que os filhos virão algum dia.

Fonte e Tradução en: Nicole / Tradução pt: do Team

4.24.2010

Mais um passo dado

Texto de: Marko Makkinen / Vauhdin Maailma – Abril /2010

Oitavo colocado no campeonato e quatro pontos. Nenhum outro esportista finlandês havia sido capaz de marcar pontos tanto em um campeonato de F1 como no WRC. Kimi Raikkonen foi – e ainda tem mais vindo por aí.

Apesar das irreais expectativas que a mídia criou Kimi Raikkonen conseguiu passar por todos os três rallies do WRC quase perfeitamente. Agora ele tem no bolso os seus primeiros pontos do campeonato, embora ele mesmo esperasse os marcar no Outono.

Ele cometeu erros, o que não surpreendeu a ninguém, nem mesmo Kimi. Rally é um esporte brutal no qual você não vai voltar para a estrada depois de um erro na direção. Levando em conta que na F1 você pode cometer um erro no traçado na pista e isso pode levar você para as barreiras de proteção ou no máximo para área de escape, e novamente no Rally um erro similar desses ao julgar uma idéia errada se cria uma seqüência de giros em uma roleta de seis voltas que pode acabar com toda a corrida, como o Kimi experimentou no México.

Longos dias de trabalho vieram como uma surpresa.

É claro que Raikkonen era capaz de se preparar antecipadamente para quase tudo, mas teve algo que surpreendeu até ele: quando se trata de tempo, o WRC é como um Exercito para os oficiais e a F1 é como o serviço Civil alternativo. No rally se come e dorme quando se tem tempo, o despertador disparar às 05:00 hs e depois você se senta no carro de corrida durante cinco dias até o sol se por (incluindo o reconhecimento). É como um daqueles longos dias de corrida onde você resgata as dores nas costas daqueles velhos tempos na F1 onde você não tratar de qualquer jeito no Rally.

A mudança diária na rotina também prejudica a concentração da estrela de F1. Kimi costumava tirar uns cochilos no paddock da F1, mas no rally não se pode fazer o mesmo. Quando uma rotina de 10 anos se altera do nada, isso não deve ajudar muito, mas afeta a energia.

Kimi não desiste com facilidade

Com o desempenho e o desenvolvimento de Raikkonen isso não é uma questão de velocidade ou falta de talento, isso é sobre reforçar essas qualidades por completo e realizar isso da maneira mais eficiente possível.

No entanto, Kimi não lamentou nenhuma vez a sua decisão de mudar para o Rally. Você percebe que o Rally é tudo o que ele quer fazer no momento. Se fosse da natureza de Raikkonen desistir ou se a satisfação na primeira boa sensação fossem o suficiente, então ele certamente teria uma boa saída no helicóptero no Rally da Suécia, quando ele dirigiu e acabou em um banco de neve, mas ao invés disso ele começou a escavar com uma pequena pá de plástico para retirar o seu carro do banco de neve e continuou a sua corrida, depois de trabalhar nisso por cerca de meia hora. Na outra parte disso ele definiu as metas em resultados, mas Raikkonen sabiamente disse: “se você não consegue completar o Rally, então, é inútil marcar qualquer outro objetivo para si mesmo.”
Na Jordânia, Raikkonen abaixou o seu ritmo para um nível seguro para que ele pudesse terminar o Rally. Foi um desempenho de um homem humilde que dirigiu pelo resultado final e isso trouxe bons pontos para começar a levantar o seu próprio ritmo nos próximos rallies e assim se aproximar dos pilotos da ponta.

Kimi dirige com os acertos de Loeb

Kimi Raikkonen tomou a sua primeira grande decisão em sua carreira no WRC durante a primeira parada de serviços do Rally da Suécia quando ele resolveu mudar os acertos do seu carro para o de Sebastien Loeb. Com essa decisão, Kimi quis se concentrar mais na direção e nas notas e colocar os acertos do carro de lado.

A suspensão de Loeb e os acertos da “transmissão de potência”, naturalmente não combinam com o estilo de direção de Raikkonen, mas humildemente ele decidiu aprender um novo estilo de direção. Por um tempo.

O aprendizado continua. A única exceção feita por Raikkonen foi no primeiro estágio do Rally da Suécia onde a sua posição de largada era o décimo lugar. Eles esperavam que a estrada ficasse limpa das pedras e da areia antes da entrada de Kimi, por isso a suspensão do Citroen mudou e ficou notavelmente mais difícil do que as que os outros pilotos tinham. Esta decisão acabou sendo completamente errada: a superfície da estrada estava escorregadia, e ainda mais por estes serem os primeiros carros a entrar nela e por isso não foi de se admirar que o Kimi depois das etapas dissesse que foi o rally mais complicado e desafiador da sua careira no automobilismo.

Após do teste Raikkonen voltou para as estimativas de suspensão do Loeb e vai confiar nelas também no futuro.

Fonte e super Thanks: Nicole / Tradução: do Team

Kimi Raikkonen no Salão do Automóvel de Pequim 2010 ???

Essa informação é do site francês Challenges , onde eles afirmam a presença do Kimi no Salão do Automóvel de Pequim 2010 da China. O Iceman teria entrado no palco e apresentado o Citroen DS3. Confira o trecho traduzido do artigo abaixo. Embora tenha procurado essa informação em outros sites, eu não achei mais nada sobre o Kimi, afinal as máquinas são o centro das atençãoes, então, segue o trecho:
A entrada do chefe da Daimler, Dieter Zetsche, foi bem mais calma. Ele subiu ao palco acompanhado do ex-piloto de F1, Kimi Raikkonen, e logo após isso um violinista e uma cantora de ópera também entraram em cena... A participação da Citroen na apresentação também foi bem sucedida.
Fonte:Challenges / Tradução: Thomas e do Team

Raikkonen: 05º lugar é não é o suficiente

Esses trechos foram retirados de uma entrevista com a revista francesa Autohebdo:

- Eu sei o quanto é grande a minha diferença para os pilotos da ponta. Às vezes eu sei que posso fazer tempos similares com os deles, mas eu deveria conseguir fazer isso com mais freqüência. Eu estou desenvolvendo o todo o tempo, mas a quinta posição com cinco minutos atrás do líder não é o que eu quero, Raikkonen admite.

- Eu estava na frente do Federico Villagra e Matthew Wilson nas bases regulares. E isso não me dá razões para ficar muito feliz, mas é um motivo suficiente para ficar satisfeito, Raikkonen disse.

- A Jordânia foi uma experiência terrível. Há algumas curvas cegas onde você tem que dirigir. Eu me senti perdido. Eu definitivamente queria terminar o Rally e, então, eu tive que dirigir devagar porque não tinha outra opção, Raikkonen disse.

Fonte: Nicole / Créditos: MTV3 - Lauri Ouvinen / Tradução PT: do Team

4.23.2010

Marcus Gronholm: “ Kimi, Fantástico! “

Fonte: Nicole / Créditos: Iltalehti, edição impressa / Tradução do Team

Kimi, Fantástico!

por: Marcus Gronholm

Aqui vamos nós de novo!

Vamos começar primeiramente com Kimi Raikkonen, definitivamente ele foi o maior nome da Finlândia no Rally da Turquia.

O sucesso na série do WRC não vem de uma vez só - mesmo que você tivesse ganhado tudo o que fosse possível em outra categoria. Mas não vamos falar somente sobre a dificuldade para alcançar o sucesso que um piloto que nunca tinha feito rally antes tem. A quinta posição do Kimi na Turquia foi uma conquista muito dura, mas real.

Ok foram mais de cinco minutos atrás da liderança, mas vamos nos esquecer desses minutos. O mais importante foi à posição. Agora o Kimi encontrou o verdadeiro negócio, agora ele tinha o tato. Incrível.

A quinta posição deu ao Kimi credibilidade e autoconfiança que vão o motivar ainda mais. O Rally da Turquia provou que ele esta no caminho certo. A jornada para a liderança já começou.

Kimi melhorou em escutar as notas e ele também aprendeu a conhecer melhor o seu Citroen. É por isso ele tem coragem de pisar mais fundo.

No futuro, a coisa mais importante para ele é ter calma o suficiente para aprender. Ele precisa ter energia constante na batalha para transformar isso em êxito no Rally. O tempo de vencer, no qual ele usou na F1, vem depois.

***

Fora disso, nada de novo e maravilhoso aconteceu na Turquia. Quem venceu o Rally foi - surpresa, surpresa - Sebastien Loeb, alguém já ouviu falar desse homem? Oh bem, isso parece que vai tudo de novo de corrida a corrida.

Não teve qualquer batalha verdadeira pela vitória. E quando foi a hora para isso Loeb entrou em seu próprio ritmo e fez ganhar parecer ridiculamente fácil. Inacreditável.

***
Mikko Hirvonen foi com um bom ritmo em seu Ford, mas eu tenho certeza que ele ainda esta desapontado por bater em uma pedra. É claro que a guerra ainda não foi decidida, mas nas próximas corridas, Mikko precisa diminuir a diferença em pontos para Loeb porque isso não deve passar dos 40 pontos. Caso contrário, a batalha vai esfriar notavelmente e ninguém vai ter energia para fazer as corridas com animação.

Mas é bom que Mikko esteja assumindo os riscos e o como ele foi o mais rápido que pode para a vitória. Eu mesmo sou dessa opinião, porque durante a minha carreira eu achei o estilo correto de direção com essas saídas para fora da estrada. Mas isso é assim mesmo, Loeb esta conquistando por apenas assumir os riscos, caso contrário você não ganha. E como você tem 25 pontos em cada vitória à importância de vencer é maior.

Eu tenho certeza que Malcom Wilson, da Ford, não estava satisfeito quando Jari-Matti Latvala capotou. Ok, assim como com Mikko, às vezes essas coisas acontecem quando você dirige no limite. E uma coisa que é preciso se lembrar, é que Jari-Matti dirigiu três corridas mesmo antes disso.

Wilson deve estar mais desapontado pela Citroen esta na frente de novo, quando se trata da batalha dos construtores. A equipe francesa tem no momento quatro carros e pilotos competitivos, a Ford tem apenas dois.

Raikkonen motivado a conquistar mais pontos no WRC

Ex-campeão de grande premio Kimi Raikkonen acredita que seu quinto lugar no Rally da Turquia marca um ponto de virada na sua campanha World Championship Rally.

Raikkonen foi um dos poucos pilotos a se manter longe de problemas no complicado evento turco, marcando seu melhor resultado em uma rodada do WRC e terminando pela segunda vez consecutiva nos pontos, seguindo o seu oitavo lugar na Jordânia.

Isto apesar do fato de a Turquia foi apenas o terceiro evento de Raikkonen no cascalho a bordo do Citroen C4 WRC, e apenas o segundo evento que terminou no carro em superfícies soltas.

"É um sinal de que estamos indo na direção certa", disse o finlandês de 30 anos de idade. "Na Jordânia, a velocidade não era tão boa, mas terminamos o rali, na Turquia, foi um pouco melhor e terminamos em quinto. Na verdade, nós não fizemos tudo muito diferente: foi apenas uma questão de ter mais tempo no carro e trabalhar com as notas. Em alguns lugares eu me senti confiante, em outros, menos confiante. Mas com certeza, um resultado como este ajuda. "

Raikkonen vai perder a próxima rodada do Campeonato Mundial de Rally, O Rally da Nova Zelândia, mas ele está esperando testar seu carro da Citroen Junior Team , antes de seu próximo evento programado: o Rally de Portugal no final de maio.

Créditos: Max Rally|Tradução do team

4.22.2010

Red Bull em Off: Kimi Raikkonen ou Nick Heidfeld!

Mais do mesmo, como sempre . . .
Segundo algumas informações os dirigentes das equipes Red Bull e Toro Rosso Racing vão se reunir em um balanço anual para discutir sobre a sua linha de frente e em especial o futuro dela. A data dessa reunião ainda não foi definida, mas tudo indica que será entre o GP de Mônaco e o da Inglaterra.

No centro das atenções? Mark Webber. O piloto australiano parece enfrentar algumas dificuldades na equipe para enfrentar o seu companheiro Sebastian Vettel. E para a sua sucessão dois nomes serão indicados em OFF: Kimi Raikkonen e Nick Heidfeld!

Se por um lado o WDC' 07 é um alvo lógico, Dietrich Mateschitz pediu a sua equipe principal que apresentasse uma proposta competitiva ao finlandês, e a presença de Heidfeld nessa questão é o mais surpreendente, mas será analisada por último.

A decisão para linha de frente de 200110 vai ser tomada mais a frente. Uma decisão surpreendente, afinal nós sabemos que uma clausula no contrato de Mark Webber acaba em 3 de julho. Até essa data deve estar confirmado o destino do piloto australiano. Mas a data imposta pela Red Bull teria uma outra lógica. Mas a prioridade para as equipes RBR e STR é a mudança de motor.

A equipe Red Bull Racing tem um contrato de apenas um ano (na verdade uma opção) com a Renault, enquanto a Toro Rosso chega ao final de seu contrato com a Ferrari.. Os motores (principalmente o da Red Bull Racing) dependem da sua próxima linha de frente.
Fonte: Tomorrownewsf1/ Tradução: Thomas e do Team

Kimi não consegue chegar à Finlândia

Quinta-feira, 22.04.2010 às 11:35 hs

Kimi fica preso

Nuvens de cinzas impediram a chegada de um herói de Rally à Finlândia.


Kimi Raikkonen tinha que participar de uma conferencia e de um comercial nesta quinta-feira a tarde em Helsinque, para um de seus patrocinadores, a DNA, onde um novo e fresco trailer promocional de divulgação para um grupo de mídia iria ser gravado.

As companhias áreas européias não puderam operar nos últimos dias por conta das nuvens de cinzas, no entanto, Kimi havia conseguido uma viagem a Finlândia.

- Infelizmente, nós transferimos para mais tarde. Kimi Raikkonen não conseguiu marcar uma viagem para a Finlândia, devido às restrições de vôo. Ontem nos confirmaram que o vôo para a Finlândia de Räikkönen era possível, mas infelizmente, isso não se concretizou em tudo, o diretor técnico da DNA, Wilhelmina Wahlbeck, escreveu em um comunicado.

O Rally da Turquia terminou no domingo e Raikkonen chegou em sua casa na Suíça após uma combinação de carro e avião.

Fonte: Itahleti e Leijona / Tradução: do Team

Media: Video do RTL Klub sobre o Rally da Turquia

O Kimi Raikkonen aparece por volta dos 01:19 min desse vídeo. Nesse video exclusivo do RTLK o Kimi foi perguntado sobre o Rally da Turquia: "Q: Kimi, como foi a corrida? KR: Foi tudo bem". Nesse mesmo vídeo vocês conferem entrevistas também com Sebastien Loeb, Mikko Hirvonen e Ken Block. (Fonte: KimiF1st)

F1: Willy Hampf – “O melhor foi Kimi Raikkonen”

O GP de Xangai foi uma corrida memorável para equipe de F1 – Sauber. Porque o diretor tecnologia de longa data da equipe Willy Hampf entregou o seu cargo para seu sucessor James Key, e também comemorou a sua aposentadoria da F1.

Durante a sua longa carreira na F1, o “Bayer” de 56 anos, trabalhou com pilotos como Robert Kubica, Nick Heidfeld, Heinz-Harald Frentzen, Jean Alesi, Felipe Massa e Jacques Villeneuve. Mas um em especial foi quem roubou a sua atenção, um diferente: Kimi Raikkonen. “O melhor piloto com quem eu trabalhei foi ele. E eu tenho um grande respeito por ele”.

Fonte: Motorsport -total / Tradução: Thomas e do Team

4.21.2010

Vodafone Rally de Portugal foi apresentado

Autosport.pt- Foi hoje apresentado em Lisboa o Vodafone Rally de Portugal, que este ano repete a presença no Campeonato Mundial de Ralis, realizando-se no Baixo Alentejo e Algarve entre 27 e 30 de Maio. O percurso apresenta algumas novidades relativamente ao ano transacto, no sentido de optimizar a estrutura da prova.
A prova deste ano será pontuável para nada menos do que cinco campeonatos: WRC, SWRC (para viaturas S2000) e JWRC (Júnior), para além do Campeonato de Portugal de Ralis e Ford Fiesta Sporting International Trophy, prometendo, tal como em 2009, uma lista de inscritos bem recheada.
O rali conta com três etapas e 18 provas de classificação, sendo que a super especial de abertura da prova, no Estádio Algarve se realiza este ano ao início da noite de quinta-feira, 27 de Maio. Depois da super especial no Estádio Algarve, a primeira etapa voltará à estrada na sexta-feira, dia 28 de Maio, com uma dupla passagem por três classificativas. O troço de Santa Clara, realiza-se em sentido inverso face a 2009, e tem 22,72 km. Ourique tem uma nova versão, mais curta no final, com 20,21 km. Silves não tem alterações face a 2009, e tem 21,36 km.
No programa da segunda etapa, a disputar no sábado, dia 29 de Maio, constam três classificativas a percorrer também por duas vezes. Almodôvar tem uma nova versão, com 26,2 km. O Vascão tem este ano um novo final, com 22,8 km e S. Brás, é igual a 2009, com 16,12 km.
A terceira e decisiva etapa, que terá lugar no domingo de manhã, dia 30 de Maio, inclui uma dupla passagem por duas classificativas, para além da já referida super especial no Estádio Algarve. Felizes é uma nova versão do antigo troço do Malhão, com 21,28 km. Loulé é igual a 2009, com 22,51 km.
Porto Road Show
Uma das grandes novidades é o Porto Road Show, que 'leva' o Rali de Portugal ao Norte, mais precisamente ao coração da cidade do Porto, como forma de homenagear os milhares de adeptos que vivem nessa zona do país, e que muito contribuiram para o sucesso que a prova tem hoje. O Porto Road Show terá lugar no domingo de início da semana do rali - 23 de Maio - no cenário privilegiado da Avenida dos Aliados, em que o espaço adjacente à Câmara Municipal do Porto será transformado numa verdadeira super especial, com uma extensão de aproximadamente 950 metros. Saltos, "chicanes", piões, derrapagens controladas, de tudo haverá um pouco nesta pista improvisada, tudo isto protagonizado pelos principais nomes que dias depois discutirão entre si a vitória na sexta prova do Mundial de Ralis.
Rally de Portugal Revival
A edição de 2010 será palco da primeira edição do Rallye de Portugal Revival, uma prova destinada a carros clássicos, com homologação anterior a 31 de Dezembro de 1981, exceptuando-se apenas os modelos de tracção às quatro rodas, onde está prevista a participação de 25 carros, que evoluirão entre passagens do WRC, numa excelente forma de diminuir drasticamente os tempos mortos. Vai ser possível ver os melhores pilotos nacionais da categoria frente a nomes estrangeiros com palmarés firmado neste tipo de competição, e carros que marcaram épocas importantes nos ralis mundiais, como o Ford Escort RS ou o Lancia Stratos, entre outros.

Horário do Rali

27.05.2010 (Quinta-Feira)

Partida Estádio Algarve 20h25
SS1 SSS Estádio Algarve 1 20h30
28.05.2010 (Sexta-Feira)
Partida Estádio Algarve 08h10
SS2 Santa Clara 1 (22,72 Km) 09h30
SS3 Ourique 1 (20,21 Km) 10h18
SS4 Silves 1 (21,36 Km) 11h16
Service In Estádio Algarve 12h35
Service Out Estádio Algarve 13h05
SS5 Santa Clara 2 (22,72 Km) 14h10
SS6 Ourique 2 (20,21 Km) 14h58
SS7 Silves 2 (21,36 Km) 15h56
Chegada/Arrival Estádio Algarve 17h00

29.05.2010 (Sábado)

Partida Estádio Algarve 08h10
SS8 Almodovar 1 (26,20 Km) 09h27
SS9 Vascão 1 (25,23 Km) 10h20
SS10 S. Brás de Alportel 1 (16,12 Km) 11h25
Service In Estádio Algarve 12h35
Service Out Estádio Algarve 13h05
SS11 Almodovar 2 (26,20 Km) 14h07
SS12 Vascão 2 (25,23 Km) 15h00
SS13 S. Brás de Alportel 2 (16,12 Km) 16h05
Chegada Estádio Algarve 17h00

30.05.2010 (Domingo)

Partida Estádio Algarve 06h20
SS 14 Felizes 1 (21,28 Km) 07h18
SS 15 Loulé 1 (22,51 Km) 08h09
Service In Estádio Algarve 09h35
Service Out Estádio Algarve 10h05
SS 16 Felizes 2 (21,28 Km) 10h48
SS 17 Loulé 2 (22,51 Km) 11h39
SS 18 SSS Estádio Algarve 2 13h55

Chegada Estádio Algarve 14h05

Vulcão Eyjafjallajoekull, não deixa o Kaj Lindstrom chegar na Finn

Kaj Lindström não conseguiu chegar na Finlândia ontem.

Lindström voou no domingo, com Räikkönen de Instanbul para Nizza, onde se separaram.
- Kimi foi para a Suíça e eu me fui para a Finlândia. Eu estou viajando em um carro alugado e só Deus sabe quando vou voltar para a Finlândia, suspirou Lindström.

De acordo com o co-piloto, ele não perdeu os nervos, embora a viagem de volta para casa tenha sido adiada e complicada.

- Você não pode fazer nada sobre isso. A agência de viagens trabalhou o tempo todo para que eu pudesse chegar à Finlândia. Agora, o aeroporto (Helsínquia-Vantaa) estaria aberto entre três e onze, mas eu não estava em um lugar de onde eu poderia ir para Finlândia, esclareceu Lindström.

Até agora a viajem de Lindström não tem sido muito de uma aventura.

- Não houve qualquer complicação. Mas parece que somos bastante vulneráveis assim quando os aviões não voam.

Kimi não correu riscos

Riku Kuvaja não sabe se Kimi chegou em casa ainda.

- Eu não sei, eu não falei com ele. Ele ficou tão longe da Europa, Kuvaja disse referindo-se a sua fuga, no domingo.

Kuvaja não pode dizer que caminho Kimi vai usar para chegar em casa.
- A companhia aérea decide isso. Eles não corre riscos, Kuvaja disse.

Kuvaja acredita que Kimi não teve muita dificuldade durante sua viagem de volta.

- Este é um problema mundial. Os pilotos de F1 estão presos na China, então todos compartilham do mesmo problema.

Créditos: Iltalehti|Kiitos Nicole| Tradução do team

Rally da Turquia 2010: Videos

Entrevista para o Dave's show - Fonte: KimiF1st




4.20.2010

Coluna do Kimi Raikkonen: Preview do Rally da Turquia 2010

Simplesmente o melhor

Não existe nenhuma razão para se lançar no ar sem a alegria, mas, obviamente, este é o melhor dos sentimentos que senti desde o começo da minha nova carreira no WRC. Nós conseguimos 10 bons pontos no final de semana turco. A equipe inteira esta bem feliz com o trabalho que conseguimos realizar.

Bem, outra vez nós provamos que o nosso simples objetivo era - terminar, terminar, terminar – e isso nos deixa bem.

Principalmente em alguns estágios foi apenas uma questão de ter muito cuidado. Especialmente na última fase que foi bem complicado encontrar a velocidade correta. Foi tão escorregadio como no gelo. Eu empurrei e o Kaj me ajudou a frear. Mais uma vez isso funcionou bem e nós mantivemos o carro na estrada até terminar. O quinto lugar no Rally da Turquia foi bem mais do que nós poderíamos ter esperado antes de ir para ele.

Esse foi um rally difícil, como eu disse. Mesmo os maiores caras cometeram erros. O Mikko Hirvonen bateu em uma pedra quando ele começou a pressionar mais e os outros caras tops cometeram erros bem mais caros.

Obviamente no TOP-5 já tem a sua própria liga. Mas nós fomos os melhores na segunda divisão. Eu fui um centro-avante na linha do ataque, se você quiser descrever isso como nos termos do hóquei no gelo.

Não adianta fazer disso um grande negócio. Eu apenas estou me divertindo com o momento. O próximo rally vai ser totalmente diferente e um novo desafio para todos nós.

O Rally da Turquia é absolutamente o melhor rally eu fiz na minha curta carreira no WRC. Sem dúvida disso.

Foi um novo lugar para cada piloto. Ninguém havia conhecido as estradas antes e como um novato no WRC, eu tive uma certa vantagem em relação aos caras principais, enquanto nenhum deles ainda não tinha feito o trajeto umas 5 ou 10 vezes antes.

Agora não tem a necessidade de se pensar a quanto esta a diferença para os tops, enquanto nós estamos indo para um lugar onde ninguém correu antes. Isso é algo que nós sabemos melhor depois do final de semana e isso nos dá mais confiança ao ir para novos lugares – como a Bulgária em julho.

O tempo todo eu vou tendo uma melhor sensação com o carro. Isso esta ficando cada vez melhor e cada vez mais dá parar sentir que fica melhor para dirigir. Desta vez nós também tivemos alguns estágios no asfalto. Bem, ainda são recentes dias para tentar se acostumar com os níveis de aderência e nós usamos os pneus de cascalho e acerto de cascalho também. Então, é inútil ficar preso em detalhes neste estágio.

Agora nós temos uma parada porque eu não estou indo para a Nova Zelândia. Mas não é um tempo de férias. Eu tenho algum trabalho para fazer. Nós esperamos receber os carros de volta a fabrica o mais breve possível. Eu vou começar a me concentrar para o meu próximo rally em Portugal fazendo alguns treinos antes.

Fonte: Kimi Raikkonen.com / Tradução: do Team.