7.13.2010

Blog do Tommi Tuominen - O baralho está misturado

O time finlandês está agora em completa desordem. Eu estou falando sobre a equipe de fábrica da Ford, cuja a dupla de pilotos consiste em pilotos azul e branco (cores da Finn) pelo o quinto ano consecutivo. Por que isto é assim? Bem, eu não gostaria de saber.

Até agora (nos anos anteriores), o Citroen tem sido um bom carro e assim tem a Ford. Agora, na Bulgária apenas o Citroen foi um carro de rali e o da Ford parecia um carro do grupo N, lutando contra um carro de WRC. Nem mesmo o PG Andersson poderia ganhar qualquer lugar e eu estava esperando algum tipo de performance dele. Bem, PG, pelo menos, foi mais rápido do que Wilson, mas dificilmente isto uma conquista.

Ambos Mikko e JM disseram depois da corrida que há algo errado com o carro e eles devem tentar encontrar algumas melhoras nos testes. E quanto mais eles testam mais as coisas parecem ir para o inferno. A confusão foi coroada por uma escolha de pneus errada, dica dada pelos homens do tempo da Ford, não que isto fez toda a diferença em termos de posições. Ele apenas mostraram como o baralho está misturado.

É desagradável ver isto, desejaria sucesso para ambos, sobretudo porque o futuro finlandes no topo das corridas de rally não está de modo algum garantido. Também seria mais agradável gravar os programas para TV se pudessemos falar sobre as vitórias finlandesas. Loeb, embora ele seja um cara muito agradável, está ficando um pouco chato. Ou poderia ser o piloto Kimi Räikkönen a próxima estrela finlandesa? Bem, é claro que é possível, mas só com o tempo.

Na Bulgária Räikkönen mostrou que às vezes ele tem a velocidade, mas a confiabilidade ainda está faltando. As três primeiras especiais Räikkönen pilotou muito bem, mas na quarta um arbustro o chamou. No segundo dia Räikkönen levou de forma consistente e evitando os erros, mas no último dia, ele estava empurrando mais e outra vez foi parar em um arbusto. Há algumas características comuns em ambos os ‘passeios’.

Antes do acidente Kimi pediu para Kaitsu repetir as notas de curvas anteriores e num ponto de travagem lento o Citroen saiu da estrada. Ele perdeu a concentração. Nenhum acidente foi do tipo "pendurado pendurado ... não vai segurar", mas ao invés disso ele foi direto para fora após uma travagem. A mesma coisa aconteceu no México, e isso aconteceu também, por exemplo, na Suécia. No México, o resultado foi um pouco dramático. Na verdade, apenas a capotada, no ano passado em Jyväskylä aconteceu durante a condução em velocidade máxima. Räikkönen certamente ainda tem um tempo duro com a tomada de notas assim talvez eles devessem tentar enfatizar esses pontos um pouco mais? Aparentemente agora Kimi quer que Kaj leia todo o material com o mesmo tom de voz. Talvez as seções mais lentas que vem após as rápidas devem ser gritada um pouco mais nítidas? Tudo o mesmo, o desempenho de Raikkonen na Bulgária era às vezes incrível.

Muitos estão agora apontando o dedo para Hirvonen e Latvala por perder para Räikkönen nos tempos das SS tantas vezes. De alguma forma isso é verdade, mas, é chocante a diferença no nível dos carros, nas circunstâncias da Bulgária. Se Hirvonen estivesse em um Citroen e Räikkönen em um Ford as posições estariam invertidas. Mesmo o Loeb não teria ganhado em um Focus. Felizmente as condicões em Jyväskylä são um pouco diferentes e lá a dupla da Ford pode preencher um pouco a lacuna com suas habilidades de pilotagem. Eu já previ em minha última entrada no blog que Räikkönen estaria constantemente no top cinco ou seis na Finlândia. Eu ainda acredito nisto, infelizmente, mas um "Big Accident" também pode acabar com tudo. A velocidade não é o problema, mas a confiabilidade. Jyväskylä é uma corrida extremamente resistente. O ritmo dos ponteiros é algo completamente diferente do que em outros eventos. Lá eles voam! Eu experimentei isto em 2004 e terminei nos arbustos.

Créditos: Tommi Tuominen's Blog | Traducão Fin-En: Dracaena | Port. do Team

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