11.16.2010

ENTREVISTA: O Primeiro Ano de Räikkönen no WRC

Abaixo esta tradução da entrevista do Kimi para a Revista GP Week - publicada ontem.

O Wales Rally da Grã-Bretanha representou o final de toda a sua primeira temporada no Rally, sendo que ele se tornou o primeiro Campeão de Formula 1 a marcar pontos no Campeonato Mundial de Rally e a vencer um estagio especial.

Q: Quando você revê a sua carreira com o C4, quais são as suas emoções? É excitante como você pensou? Kimi: Eu acho que isso foi mais ou menos o que eu esperava. Alguns acidentes, alguns rallies melhores e outros não tão bons. Eu sabia que seria duro e acabamos tendo alguns problemas, então foi mais ou menos o que eu esperava. Eu não tinha muitas expectativas, mas agora isso parece mais normal - escutar as notas de ritmo. Levou tempo. Espero que nós possamos ser capazes de fazer isso no próximo ano e seria bem mais fácil... Mas nós vamos ver o que acontece.

Q: Isso proporcionou muita diversão para milhares e milhares de pessoas terem você aqui - mas isso foi divertido para você também? Kimi: Eu não teria vindo aqui se não pudesse me divertir. Os poucos rallies que fiz no ano passado com o meu próprio carro - me diverti e eu quis ver como era em um carro de WRC.

Eu sei que aqueles carros foram bem velozes, mas não é fácil - mas eu tenho-me divertido. É completamente diferente e algumas vezes é complicado porque é muito trabalhoso quando você tem que fazer as notas para cada Rally. Então você acorda cedo. Para mim, é isso é algo novo e você tem se acostumar com isso.

Eu acho que se nós pudermos fazer isso no próximo ano - vai ser mais fácil - porque nós aprendemos as coisas e isso é mais natural agora. Eu não tenho que pensar sobre ter que escutar as notas.

O que é mais estressante: dirigir uma Ferrari ou um C4? Kimi: Provavelmente eu não sou a pessoa certa para dizer, porque este é novo e é bem mais difícil. Especialmente com as notas e todas as coisas, você tem que colocar bastante atenção em escutar as notas corretamente.

Na F1 eu conhecia exatamente como era o circuito e como as coisas aconteciam, eu não tinha que pensar nisso. Você apenas dirigia normalmente, mas porque eu conheço tudo muito bem. Provavelmente é a mesma [coisa] aqui para os pilotos top do Rally, mas é normal para eles o que acontece quando eles estão pilotando.

Mas fazer Rally é mais excitante, tem sempre coisas acontecendo. No Rally, por exemplo, um pequeno erro faz você pagar um preço muito grande do que você pagaria na F1. Você pode derrapar em muitos lugares. Na F1 se você perder um ponto de frenagem - você ainda tem uns 200 m de asfalto de área de escape. Aqui se você cometer um pequeno erro e você deslizar - você facilmente sai completamente [da estrada] ou capota. Aqui a margem de erro é maior do que na F1.

Scans e Thanks: Sleenie / Tradução: do Team

Nenhum comentário:

Postar um comentário