A diferença entre a F1 e o Mundial de Rallies, é que os testes durante a temporada são permitidos. Mas o que muitos poucos sabem é que durante esses testes, quando as equipes correm de cima a baixo pelo mesmo caminho, Kimi tem sido bem mais veloz que seus companheiros.. e entres eles estão Sebastien Loeb e Sebastien Ogier, os dois pilotos mais velozes do Mundial de Rallies. Mas isso acontece porque Kimi esta sabendo exatamente a aonde ir e podendo contar com seus reflexos ao invés de depender de que outra pessoa diga pra ele o que ele tem que fazer.
Benoit Nogier, o diretor esportivo de Kimi nos rallies, destaca: “Ao que diz respeito à velocidade, eu diria que o Kimi é extraordinário. Não tem medo de nada. Ele tem uma sensibilidade muito instintiva para o carro; entendo perfeitamente porque ele é um campeão. Mas em alguns aspectos ele pode melhorar; acredito que isso é normal para alguém com seu nível de experiência. Em alguns sentidos, chegar da F1 é mais complicado, porque já se vêem com algumas idéias mais preconcebidas de como se deve pilotar um carro. Tem que se abrir a mente e começar de novo”.
Isso é algo no qual Kimi sempre se deu extraordinariamente bem. Além dos rallies, ele provou da NASCAR e o Peugeot 908 da Le Mans que, como ele mesmo explica, foi como pilotar um barco com grande potência. “O carro de Le Mans me pareceu interessante, mas para ser sincera, a direção foi uma merda e o pára-brisa era estranho; distorcia a visão... porque é muito curvo”, disse Kimi. “Não consigo imaginar o que pode ser quando está com óleo e sujeiras grudado, depois de correr por muito tempo. Mas desfrutei da experiência e carro foi muito bem, ainda que minha pilotagem tenha menos potencia do que em anos anteriores. A verdade é que já fazia um tempo que eu não corria em circuitos, tirando as corridas na NASCAR, mas estas foram [em circuitos] ovais, algo totalmente diferente”.
Fazer coisas diferentes é algo que hoje em dia inspira Kimi: tendo a oportunidade de ser ele mesmo. Isso não significa que leve um estilo de vida de playboy que muitos o atribuem erraticamente; mas agora ele tem a oportunidade de saborear um pouco de normalidade. É muito a pedir? Por exemplo, é possível que muitos vão se surpreender ao saber que o meio de transporte favorito do Kimi é Volkswagen Caravelle a diesel. Ele usa esse muito mais freqüentemente do que seus outros carros mais exóticos. Mas o destaque é que o que parece e a realidade, nem sempre coincidem: algo que deve ser lembrando por aqueles que nem o conhecem e já o criticam.
Fala-se também muito sobre motivação. Você quer saber a verdade? No momento, a motivação do finlandês esta nas alturas: ele tem intensificado seus testes para estar nas melhores condições possíveis e pegar quaisquer chances que forem oferecidas a ele. “Eu gosto de encarar diferentes desafios”, Kimi adiciona. “Tenho muitos planos, mas não gosto de falar sobre eles, porque eu não estou certo de quais deles vão se materializar”. Essa é a historia das nossas vidas: no final do dia, os Campeões Mundiais de F1 não são diferentes do restante de nós.
Falando em campeões de F1, Sebastien Vettel venceu seu 18º GP na Itália este ano, o numero que corresponde ao total de Kimi, e ele foi questionado sobre o que isso significava para ele. Ele respondeu que isso era uma boa meta, mas ele disse que o Kimi ainda tinha a capacidade de conseguir bem mais na F1...
“Eu não sei”, diz Kimi rindo. “Vai depender do que vai acontecer no futuro. Para começar, como falamos antes, na Fomrula 1 você precisa de um bom pacote. Em uma merda de carro você nunca vai vencer, mesmo que você pilote muito melhor do que tenha feito em toda a sua vida.. Essa é a realidade e é impossível de fugir dela”.
Nessa área, as coisas não se alteraram muito durante os últimos dois anos, estranhamente, os pontos do Kimi se elevaram bem mais no WRC, mas na F1 não tem muitas mais novidades do que em 2009, quando o Iceman a deixou. Por exemplo, nós temos o DRS e os pneus Pirelli, o que tem mudado profundamente a ação na pista. Avanço, com certeza é algo no qual Kimi vai encontrar de menos, já que a única vez que isso aconteceu em um rally é quando as coisas vão remotamente mal.
“Antes sempre era muito complicado na F1, especialmente na ponta, porque os carros mais velozes tinham uma grande diferença de velocidade”, explica Kimi. “Agora parece mais fácil, pelo menos tem alguns adiantamentos: nas corridas de antigamente, não tinha em absoluto. Agora parece que os pneus realmente ficam interessantes, por conta da maneira que eles se desgastam”.
Em momentos assim, Kimi parece um homem que esta se preparando eminentemente para retornar, mesmo que anteriormente já tenha deixado claro que não sente falta da F1: “Não sinto falta”, disse no ano passado, “se tivesse voltaria para lá”.
Mas os tempos mudam, mesmo que o Kimi não diga. E mesmo que ele não tenha respondido a esta pergunta se a previsão de Vettel esta certa ou errada. Não há duvidas que Vettel conheça bastante Kimi, já que moram perto um do outro na Suíça e jogam com freqüência juntos badminton: por muitas vezes, Kimi e seu personal trainer, Mark Arnall, enfrentam Vettel e o dele.
O respeito entre ambos é mutuo, sobre tudo porque Vettel – que foi ver esse “Mil Lagos” [Rally da Finlândia ] de 2009 – enlouquece qualquer um que é corajoso o suficiente para aceitar o desafio de pilotar um turbo em estagio especial dentro de uma floresta. Então, o que se pensar sobre isso ?
“Ah!... quem sabe? Mais o que este claro é que Sebastian Vettel vai continuar ganhando muitos mais Grandes Prêmios”, conclui Kimi. “Isso se via desde o primeiro, se continuaram a fazer um carro vencedor, continuaram ganhando. De todos os modos, o melhor sempre continua vencendo na F1, mas eu te asseguro de uma coisa: ele não ganha o tempo todo, quando se trata do badminton”.
Fonte: F1 Racing – versão em epanhol | Tradução: do Team
Benoit Nogier, o diretor esportivo de Kimi nos rallies, destaca: “Ao que diz respeito à velocidade, eu diria que o Kimi é extraordinário. Não tem medo de nada. Ele tem uma sensibilidade muito instintiva para o carro; entendo perfeitamente porque ele é um campeão. Mas em alguns aspectos ele pode melhorar; acredito que isso é normal para alguém com seu nível de experiência. Em alguns sentidos, chegar da F1 é mais complicado, porque já se vêem com algumas idéias mais preconcebidas de como se deve pilotar um carro. Tem que se abrir a mente e começar de novo”.
Isso é algo no qual Kimi sempre se deu extraordinariamente bem. Além dos rallies, ele provou da NASCAR e o Peugeot 908 da Le Mans que, como ele mesmo explica, foi como pilotar um barco com grande potência. “O carro de Le Mans me pareceu interessante, mas para ser sincera, a direção foi uma merda e o pára-brisa era estranho; distorcia a visão... porque é muito curvo”, disse Kimi. “Não consigo imaginar o que pode ser quando está com óleo e sujeiras grudado, depois de correr por muito tempo. Mas desfrutei da experiência e carro foi muito bem, ainda que minha pilotagem tenha menos potencia do que em anos anteriores. A verdade é que já fazia um tempo que eu não corria em circuitos, tirando as corridas na NASCAR, mas estas foram [em circuitos] ovais, algo totalmente diferente”.
Fazer coisas diferentes é algo que hoje em dia inspira Kimi: tendo a oportunidade de ser ele mesmo. Isso não significa que leve um estilo de vida de playboy que muitos o atribuem erraticamente; mas agora ele tem a oportunidade de saborear um pouco de normalidade. É muito a pedir? Por exemplo, é possível que muitos vão se surpreender ao saber que o meio de transporte favorito do Kimi é Volkswagen Caravelle a diesel. Ele usa esse muito mais freqüentemente do que seus outros carros mais exóticos. Mas o destaque é que o que parece e a realidade, nem sempre coincidem: algo que deve ser lembrando por aqueles que nem o conhecem e já o criticam.
Fala-se também muito sobre motivação. Você quer saber a verdade? No momento, a motivação do finlandês esta nas alturas: ele tem intensificado seus testes para estar nas melhores condições possíveis e pegar quaisquer chances que forem oferecidas a ele. “Eu gosto de encarar diferentes desafios”, Kimi adiciona. “Tenho muitos planos, mas não gosto de falar sobre eles, porque eu não estou certo de quais deles vão se materializar”. Essa é a historia das nossas vidas: no final do dia, os Campeões Mundiais de F1 não são diferentes do restante de nós.
Falando em campeões de F1, Sebastien Vettel venceu seu 18º GP na Itália este ano, o numero que corresponde ao total de Kimi, e ele foi questionado sobre o que isso significava para ele. Ele respondeu que isso era uma boa meta, mas ele disse que o Kimi ainda tinha a capacidade de conseguir bem mais na F1...
“Eu não sei”, diz Kimi rindo. “Vai depender do que vai acontecer no futuro. Para começar, como falamos antes, na Fomrula 1 você precisa de um bom pacote. Em uma merda de carro você nunca vai vencer, mesmo que você pilote muito melhor do que tenha feito em toda a sua vida.. Essa é a realidade e é impossível de fugir dela”.
Nessa área, as coisas não se alteraram muito durante os últimos dois anos, estranhamente, os pontos do Kimi se elevaram bem mais no WRC, mas na F1 não tem muitas mais novidades do que em 2009, quando o Iceman a deixou. Por exemplo, nós temos o DRS e os pneus Pirelli, o que tem mudado profundamente a ação na pista. Avanço, com certeza é algo no qual Kimi vai encontrar de menos, já que a única vez que isso aconteceu em um rally é quando as coisas vão remotamente mal.
“Antes sempre era muito complicado na F1, especialmente na ponta, porque os carros mais velozes tinham uma grande diferença de velocidade”, explica Kimi. “Agora parece mais fácil, pelo menos tem alguns adiantamentos: nas corridas de antigamente, não tinha em absoluto. Agora parece que os pneus realmente ficam interessantes, por conta da maneira que eles se desgastam”.
Em momentos assim, Kimi parece um homem que esta se preparando eminentemente para retornar, mesmo que anteriormente já tenha deixado claro que não sente falta da F1: “Não sinto falta”, disse no ano passado, “se tivesse voltaria para lá”.
Mas os tempos mudam, mesmo que o Kimi não diga. E mesmo que ele não tenha respondido a esta pergunta se a previsão de Vettel esta certa ou errada. Não há duvidas que Vettel conheça bastante Kimi, já que moram perto um do outro na Suíça e jogam com freqüência juntos badminton: por muitas vezes, Kimi e seu personal trainer, Mark Arnall, enfrentam Vettel e o dele.
O respeito entre ambos é mutuo, sobre tudo porque Vettel – que foi ver esse “Mil Lagos” [Rally da Finlândia ] de 2009 – enlouquece qualquer um que é corajoso o suficiente para aceitar o desafio de pilotar um turbo em estagio especial dentro de uma floresta. Então, o que se pensar sobre isso ?
“Ah!... quem sabe? Mais o que este claro é que Sebastian Vettel vai continuar ganhando muitos mais Grandes Prêmios”, conclui Kimi. “Isso se via desde o primeiro, se continuaram a fazer um carro vencedor, continuaram ganhando. De todos os modos, o melhor sempre continua vencendo na F1, mas eu te asseguro de uma coisa: ele não ganha o tempo todo, quando se trata do badminton”.
Fonte: F1 Racing – versão em epanhol | Tradução: do Team
Nenhum comentário:
Postar um comentário