11.05.2012

FIA Press Conference pós-corrida – Abu Dhabi - traduzida!

Desculpem o atraso nas traduções, mas decidi ontem postar as fotos e vídeos da vitória para quem perdeu a corrida, ok. Confiram:

FIA PRESS CONFERENCE PÓS-CORRIDA – ABU DHABI

Entrevista no pódio (realizada por David Coulthard)

Q: Kimi – sua primeira vitoria desde2009 no GP da Bélgica. Conte-nos sobre suas emoções no momento?

KR: Nem tanta na verdade.

Q: As pessoas querem saber o quão maravilhoso é vencer um GP. Diga.

KR: Na última vez cara, vocês ficaram me dando m***a porque eu não realmente não fico sorrindo o suficiente, então, talvez seja o caso de novo, mas, eu quero dizer que estou muito feliz pela equipe – e por mim mesmo – mas principalmente pela equipe. Foi uma temporada dura para equipe e tem sido um bom momento. Espero que isso dê a eles mais confiança, não só para os caras que fazem todo o trabalho, mas também para os caras que comandam a equipe. Eu espero que isso possa virar a mesa e nos dá muitas outras boas corridas e vitorias. Se não for neste ano – que seja no próximo.

Q: Kimi, você já venceu antes, você já ganhou um título antes e estando agora aqui você enviou uma mensagem para a equipe falando de como isso pode influenciar na motivação para um futuro de sucesso, mas, quando é o momento que isso define? Que você tenha ganhado um GP no seu ano se retorno?

KR: Como eu já disse, eu estou feliz, mas, não tenho porque ficar pulando [pelo pódio]. Na verdade temos ainda poucas corridas para fazer, vou tentar fazer o mesmo de novo, e com certeza vamos dar uma boa festa esta noite e espero que amanhã, quando estivermos nos sentindo bem após a longa noite, vamos nos lembrar de como nos sentimos, então... Eu estou apenas feliz por todo mundo na equipe.

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

Q: Kimi, bom trabalho, parabéns. Vitória fantástica para você, você estava realmente esperando por esta vitória, eu acho, toda a temporada e agora isso aconteceu. O que você esta sentindo?

KR: Como eu disse antes, eu estou muito feliz pela equipe. Tivemos tempos difíceis ultimamente e espero que isso nos dê alguma motivação para as pessoas, ainda mais que... Quer dizer, eles estão trabalhando tão arduamente o ano todo, mas, com os tempos difíceis – o qual era um pouco desconhecido nessa situação toda e esperamos que pelas pessoas que comandam, que são os donos da equipe, as pessoas que nela trabalham, para... Para todo mundo, espero que isso dê um pouco mais de apoio e esperança que estas coisas vão virar [o jogo] e vamos ser melhores do que neste ano. Então, é uma coisa boa para a equipe mesma, para a galera e, claro, estou feliz por mim mesmo, mas, se eu ganho é incrível, se não - eu vou tentar ganhar de novo e isso não deve ser fim da vida. Estivemos perto algumas vezes, mas, agora eu disse que desde a última corrida – eu pensava que tínhamos a velocidade para ganhar a corrida, mas, se você não largar na frente nós vamos ver o que pode acontecer. Sabíamos que a largada poderia ser a grande chave na verdade e eu tive um bom começo de verdade, então, eu acho que com a McLaren não tínhamos velocidade, pelo menos no começo da corrida – mas então tínhamos que terminar a corrida para vencer, então... Quero dizer que depois disso estivemos bem. Apenas os safety cars nos complicaram um pouquinho hoje.

Q: A largada realmente foi... Deu a você a segunda posição imediatamente, realmente foi uma excelente largada.

KR: Como eu disse ontem, seria a chave, para poder ficar atrás dos carros mais velozes e não começar atrás dos carros que não podiam ir tão rápido quanto nós. E eu quero dizer que temos um carro veloz nos tempos de volta na corrida, mas, se ficamos presos atrás não há nenhuma maneira de que vamos conseguir ultrapassar, então, isso é o que poderíamos fazer neste final de semana: nos colocarmos ontem em uma boa posição e então fazer uma boa largada e então partir daí.

Q: E quanto ao desenvolvimento que vem ocorrendo no carro, com o escapamento e etc, o quanto isso tem levado de ritmo para o carro?

KR: Traz algum ritmo, ajuda na nossa velocidade nas retas. Assim, na média, ganhamos alguma vantagem, mas, é exatamente o mesmo carro que tivemos na Coréia. Então, vemos [melhor] o quanto esse carro [pode fazer] neste ano em todas as corridas, e em alguns circuitos que combinam melhor com uma equipe e a próxima não é tão boa para nós. Tivemos uma boa velocidade na última corrida – como eu já tinha dito. Cometemos alguns erros na classificação e pagamos um preço na corrida. Então, agora colocamos tudo junto como deveríamos ter feito algumas vezes este ano, mas, por uma razão ou outra não fizemos. Mas desta vez temos uma vitória, então, vamos continuar empurrando ainda e ver o que podemos fazer na próxima corrida.

PERGUNTAS DA PLATÉIA

Q: (Heikki Kulta – Turun Sanomat) Kimi, foi a melhor largada sua com a Lotus e, depois disso, uma competição mais dura, qual deles foi o competidor mais difícil o segundo safety car ou o Fernando?

KR: Acho que tivemos boas largadas antes, mas, se comparando com outras, hoje foi uma das largadas mais normais na nossa escala. Eu pilotei para ultrapassar o Mark e o Maldonado antes de trocar para segunda marcha. Tive um bom começo na volta inicial, então, eu sabia que isso iria ser bom. Era nossa meta, tentar fazer uma boa largada e conduzir para fazer isso [ganhar], então, isso foi à chave para nossa vitória hoje.

Com certeza, o safety car nos incomodou mais do que os outros. Tínhamos uma boa vantagem e então depois nada, e então por mais duas vezes. A primeira vez foi quando o Hamilton estava na nossa frente, mas, isso definitivamente não nos ajudou hoje.

Q: (Leonid Novozhilov – F1 Live) Kimi Raikkonen, como e com quem e quantos dias você vai comemorar esta vitória?

KR: Eu tenho quase duas semanas. Enquanto eu conseguir me manter ok para a próxima corrida – eu acho que a equipe esta feliz. Vou tentar chegar em casa em algum momento.

Q: (Kater Walker – Girl Racer) Kimi, um dos grandes momentos da corrida foram as suas mensagens no radio, aquelas eu você deu a equipe. Quanto de distração isso pode ser quando você esta lutando atrás do safety car, ou seja, lá o que for para eles terem que te lembrar de aquecer os pneus?

KR: É uma coisa normal. É o mesmo com todas as equipes. Com certeza, eles estão só tentando ajudar, mas, se você continuar dizendo que as mesmas coisas por duas vezes num minuto, eu não sou tão estúpido que não vou me lembrar do que eu estou fazendo. É uma coisa normal, eles estão apenas tentando ajudar. Eu sei o que estou fazendo. Vou pedir se precisar. Não é a primeira vez e não será a ultima. Tem sido assim por muitas vezes com outras equipes também, mas, eles estão todos lá para ajudar e tentar nos colocar na melhor posição possível. Pessoas diferentes gostam de coisas diferentes.

Q: (Khodr Rawi – F1 Arab) Kimi, o quanto é especial ser o primeiro piloto a vencer pela Lotus desde Ayrton Senna em 1987?

KR: Foi um longo tempos para eles, eu acho. Acho que não tem mais ninguém (da mesma) equipe. É um nome. É a mesma equipe e tem sido assim desde que Fernando esteve lá, apenas um nome diferente. É um grande nome para nós, bom passado, mas, você sabe que eu corro pela equipe independente qual nome é, eu não me importo de verdade, então isso é apenas para os caras os quais fazem todo o trabalho. Talvez, isso pareça bom aos olhos de alguém, mas, para mim – isso realmente não faz diferença.

Q: (Mark Fogarty – Auto Action) Para cada um de vocês: quem esta indo vencer o Campeonato Mundial?

KR: Eu não colocaria dinheiro em mim! Eles estão bem próximos; eu sei não como esta a diferença de pontos. Dez? Uma corrida ruim pode decidir o Campeonato se você não mantiver o que eles vêm fazendo. É duro para o Fernando, mas, nós vimos ontem e em algumas corridas antes que qualquer coisa pode acontecer. Se fosse uma situação normal – eu não penso muito no que pode acontecer, mas um pequeno erro pode decidir tudo.

FA: Sim, estou confiante. Vamos lutar até o final. Não estamos tão velozes o suficiente, isso é uma verdade e temos que ser honestos com nós mesmo, sabemos disso. Precisamos aceitar isso. É um ponto fraco, a o desempenho que temos no momento no nosso pacote, e temos alguns pontos fortes os quais vamos tentar usar.

SV: Acho que não estamos tão velozes o suficiente como sempre estivemos este ano, mas, nas duas últimas corridas estivemos [velozes], então estamos nos ficando para as duas próximas corridas.

Q: (Heikki Kulta – Turun Sanomat) Kimi, isso tira alguma coisa da sua alegria quando você vence, você mata a sua ultima esperança do Campeonato?

KR: Não, acho que já sabíamos antes, há algumas corridas atrás que não tínhamos a velocidade para fazer o melhor que podemos. Sempre dizíamos que íamos continuar tentando e fazendo o melhor que pudermos. Nós temos a vitória, e perdemos o campeonato no mesmo dia, mas, eu realmente não me importo. Não estávamos esperando estar lutando com eles mais. Nós sempre estivemos um pouco atrás e não tínhamos velocidade para desafiar eles, então nas corridas normais e agora nas ultimas corridas tivemos uma boa velocidade e finalmente colocamos todas as coisas juntas e vencemos. Vamos tentar novamente no próximo ano.

Fonte: F1.com | Tradução: The Iceman Br - @Lelanog

LN

Um comentário:

  1. "Q: (Heikki Kulta – Turun Sanomat) Kimi, foi a melhor largada sua com a Lotus e, depois disso, uma competição mais dura, qual deles foi o competidor mais difícil o segundo safety car ou o Fernando?

    Com certeza, o safety car nos incomodou mais do que os outros..."

    No more

    ResponderExcluir