O segundo semestre não foi um dos melhores para Kimi Raikkonen. Embora tenha marcado cinco pontos a mais, o campeão mundial só largou uma vez à frente de Romain Grosjean entre os GPs da Bélgica e do Japão, o que confere um período de cinco etapas.
Até a manhã deste sábado, já eram três GPs sem superar o franco-suíço. Mas, beneficiado por um erro tático do companheiro, Kimi, enfim, terá a chance de partir à frente no GP da Índia. Grosjean desistiu de sair à pista com pneus macios no Q1 e terminou eliminado do treino classificatório.
O resultado disso foi uma diferença de 0s758 – uma das maiores no confronto da Lotus no ano – a favor do nórdico, que preferiu não arriscar e, consequentemente, avançou à próxima fase. Ele vai largar na sexta posição, 11 à frente de Grosjean.
O desempenho de Raikkonen no segundo semestre é quase o inverso do primeiro. Até a nona etapa, em Nurburgring, o finlandês largara oito vezes à frente do franco-suíço, tendo sido 0s7 mais rápido do que o companheiro até então. Sete GPs depois, a diferença média entre os dois caiu para 0s2, embora Grosjean não tenha mais chances de superar Kimi no cômputo geral. De qualquer forma, foi a melhor reação em um confronto interno entre colegas de equipe na temporada até agora.
Na Ferrari, Felipe Massa pode, pela primeira vez desde 2008, desbancar um companheiro em treinos classificatórios. O brasileiro voltou a ser mais rápido que Fernando Alonso na tomada de tempos em Buddh e vai largar três posições à frente do bicampeão.
Com o placar em 9 x 7, Massa ainda pode superar o rival em três GPs consecutivos e fechar o confronto com vantagem. Este, aliás, já é o melhor ano do brasileiro contra o asturiano no período em que foram companheiros da Ferrari – a parceria dura desde 2010.
Fonte: Tazio

Nenhum comentário:
Postar um comentário