10.29.2009

FIA Press Conferece de quinta-feira: traduzida & Fotos

Como vocês sabem o Räikkönen participou hoje da FIA Press Conference de quinta-feira, então aqui esta a tradução das respostas do Iceman:


FIA Press Conference de quinta-feira

Q: Uma pergunta para todos vocês. Quais são as suas reações ao ver o Circuito Yas Island, pela primeira vez. As instalações? O circuito? Adrian gostaria de começar?

Kimi Räikkönen: Eu só vi a área do paddock de longe. Eu não conheço todo o circuito ainda. Parece tudo novo e você pode ver um pouco que for de última hora, mas, no geral, é uma coisa muito grande, enorme e vai ser um dos mais bonitos quando tudo estiver pronto.

Q: Kimi, quais são os seus pensamentos de deixar a Ferrari?

KR: Bem, isso não é diferente de algumas corridas atrás. Eu não tenho mais um contrato com eles. É a última corrida e nós tentamos fazer um bom resultado e vamos ver o que acontece no futuro.

Q. O seu foco esta totalmente na Fórmula 1 ou gostaria de prosseguir a sua carreira no Rally?

KR: Basicamente, eu tenho algumas opções diferentes e vamos ver o que é melhor no geral e, em seguida, fazer a minha decisão.

Q. O Rally será uma consideração?

KR: É definitivamente um deles, mas tenho que falar que não são apenas a Fórmula 1 e Rally. Há outras coisas que eu poderia fazer e vamos ver o que acontece.

Q. Só olhando de volta para a segunda parte da temporada. Você só marcou dois pontos a menos que a pessoa que marcou mais pontos. Considerando que o desenvolvimento foi interrompido no carro é uma marca muito notável, não é?

KR: Sim, acho que tivemos uma boa meio segunda parte. O carro não é definitivamente o mais rápido, mas nós encontramos uma maneira muito boa de se trabalhar com o carro e tirando o melhor dele. Foi mais normal de guiar do que por um longo tempo antes. Depois que consegue algo você passa a ter um sentimento bom, e então normalmente você vai ter bons resultados. As equipes maiores ou equipes melhores são que têm sido mais rápidos este ano e deveriam ter feito melhor; melhores carros, melhores resultados e pontos sendo assim melhor no geral, na última parte, mas eles não tem e acho que fizemos muito bem.

Q. Parece quase injusto que o foco tenha sido seus colegas de time e o quão rápido eles têm sido quando é você que tem traduzido os pontos todo o tempo.

KR: Não faz diferença nenhuma para mim, realmente. Eu não acho que eles têm sido muito rápidos e eles podem conversar com eles tanto quanto eles quiserem. Nós apenas tentamos marcar pontos e conseguir bons resultados. Essa tem sido a nossa meta e ainda é o nosso objetivo na última corrida e espero que possamos chegar um pouco mais do que a McLaren.

Q:(Dan Knutson - Speed Sport News Nacional) Se eu posso pedir a todos vocês. Jean Todt é o novo presidente da FIA. O que você gostaria de vê-lo e que consiga alcançar na Fórmula? Q. Jarno, gostaria de começar?

KR: Eu acho que ele vai fazer um bom trabalho. Eu acho que ele é um cara bom para este trabalho e ele é muito simples e não é muito político. Mas eu sei como é trabalhar com ele, e ele vai ser o cara certo.

Q. (Chris Lines - Associated Press) para você tudo sobre o início tardio: a partir da tarde, indo para a noite. Nós tivemos uma situação na Austrália, primeira corrida do ano, com um tipo semelhante de fuso horário. Perto do final da corrida houve reclamações dos pilotos sobre o sol refletir em seus olhos, as queixas sobre a area de escape, assim como para a aderência não era tão bom. Você tem preocupações aqui pelas mesmas razões?

KR: Eu não acho que haverá qualquer problema. É claro que pode parecer um pouco diferente em algum ponto, quando o sol desaparece, mas as luzes, pelo menos, em Cingapura, foram tão boas que você quase não vê a diferença entre o dia e a noite. Aqui, isso vai ser bastante quente de qualquer maneira, assim que deve ser OK.

Q. (Andrea Cremonesi - La Gazzetta dello Sport) ... e Kimi, ouvimos algo sobre você tirar um ano de licença no próximo ano, em 2010. Isso é verdade, é uma opção, ou não?

KR: Eu posso, se eu quiser. Eu posso fazer o que quiser, mas como eu disse antes, eu não tomei uma decisão sobre o que eu quero fazer ainda.

Q. (Joris Fioriti - AFP) Você acha que, para vocês quatro, que Jenson Button é um campeão bom para o esporte, ou apenas ele teve o melhor carro este ano?

KR: Sim, ele tinha o maior número de pontos, também no final da temporada, mas quem recebe o maior número de pontos é quem merece, por isso ele é definitivamente o homem certo para isso.

Q. (Flavio Vanetti - Corriere dello Sport) Kimi, o que você gostaria dizer para o Fernando que está se juntando a Ferrari para substituí-lo?

KR: Eu não acho que preciso de lhe dizer nada, com certeza ele vai descobrir. Ele esta na Fórmula 1 há muito tempo e ele não vai ter qualquer problema ali. Acho que ele provavelmente foi lá antes e já conhece as pessoas, então não há muito a dizer.

Q. (Jonathan Legard - BBC Sport) Pergunto para o Kimi: você fala sobre suas opções.Eu só quero saber o quão importante seria se você decidi ficar na Fórmula 1, se você encontrar uma outra equipe, e que você poderia fazer alguns ralis também, como você fez com a Ferrari, ou se isso é algo com um empecilho, querendo fazer um outro esporte a motor, bem como fazendo Formula 1?

KR: Isso definitivamente vai ser de Fórmula 1, que vai estar no contrato que eu estou autorizado a fazê-lo (Rally). Isso não vai te machucar. Qualquer tipo de condução vai sempre estar te dando alguma experiência, por isso não vejo qual é o problema. Foi bom trabalhar este ano, por isso, desde que não atrapalhe o que está fazendo na Fórmula 1 ou o que você faz, eu não vejo que tenha qualquer problema.


Q. (Joris Fioriti - AFP) Ambos os campeonatos já foram conquistados. Será que esta corrida será a última oportunidade para vocês se exibirem, os que não têm uma equipe para o próximo ano?

KR: Você sempre tenta fazer o seu melhor - pelo menos, eu tento e é a mesma história da última corrida: nós tentamos voltar ao terceiro lugar no campeonato pela equipe. Eu acho que é um pouco tarde, se você apenas tentar fazer o seu melhor na última corrida para tentar provar a si mesmo ou para alguma outra equipe, então você não deveria estar lá. É a mesma história como a corrida deste ano: o que tentamos fazer é o máximo.

Fonte: AutoSport.Com / Tradução: do Team

Nenhum comentário:

Postar um comentário