O engenheiro Jacky Eeckelaert foi o responsável por organizar o primeiro contrato de Kimi Raikkonen na F1, e ele conta a MTV3 como Räikkönen chegou a F1 com a equipe Sauber.
Eeckelaert foi o engenheiro de Räikkönen em seu primeiro teste em setembro de 2000, e foi também seu engenheiro de corrida na Sauber durante a temporada de 2001.
Os testes de Raikkonen ocorreram em algum momento quando a Sauber estava a procura de um substituto para MiKa Salo que estava indo para a Toyota. Eeckelaert entrou em contato com os empresários Steve e David Robertson, a fim de perguntar sobre um possível contrato com Jensen Button. Button tinha estreado com a Williams na temporada de 2000, mas, perdeu sua vaga para Juan Pablo Montoya na temporada 2001, então, a Sauber estava interessada em saber se o britânico ainda estaria disponível no mercado. Mas, Button já havia se dirigido para Renault sob as asas de Briatore. Os Robertsons ofereceram Raikkonen para Eeckelaert ao invés de Button.
"Esse cara é muito bom, assim como Jenson Button é, mas apenas tem uma personalidade diferente. Ele tem um caráter muito, muito forte, porque ele tem feito muitas coisas de forma independente, sem um orçamento. Ele é muito empenhado”, Robertson descreveu o jovem Räikkönen.
A Sauber já havia assinado com Nick Heidfeld para a temporada de 2001 e ele já havia feito uma temporada na F1. A equipe se atreveu a considerar um piloto novato, então eles ofereceram um teste a Räikkönen para F1. Antes mesmo que Räikkönen tivesse apenas uma temporada completa na Fórmula Renault no bolso.
Räikkönen pilotou seu primeiro teste com o carro da Sauber, o C19, na pista de Mugello em 12 de setembro de 2000. Eeckelaert estava especialmente preocupado em como o pescoço de Raikkonen iria suportar o carro de F1 pela força G, daí o fez dirigir apenas três voltas de qualificação no começo. Durante os intervalos Eeckelaert e Räikkönen comparavam a sua telemetria com as de Salo e Pedro Diniz de testes anteriores. Räikkönen completou 29 voltas durante o primeiro dia. Seu tempo de volta foi de 2,5 segundos mais lento do que a de Diniz no mesmo dia, mas Eeckelaert foi assegurado que iria ter uma melhoria na velocidade uma vez o cérebro de Raikkonen se ajustaria a uma situação em que tudo se move mais rápido.
Durante seu segundo dia de teste Räikkönen levou 40 voltas e melhorou seu tempo para 1:27:130 - o que era claramente uma melhoria ainda maior do que o esperado em uma volta rápida para o dia de abertura, sendo de 1:30:008. Ao analisar a telemetria de Räikkönen foram encontrados novos pontos de ruptura e novos ângulos para se fazer as curvas.
Michael Schumacher, da Ferrari, também estava pilotando na pista durante os testes de 3 dias.
"É claro que Schumacher parou para perguntar: quem é esse piloto que está testando para você", Eeckelaert lembra.
"Quando eu respondi que era Kimi Raikkonen, Schumacher disse: ‘ele pode ser veloz, ele pode ser rápido’”, Eeckelaert continuou.
Primeiramente, Peter Sauber pensou que contrataria Raikkonen como piloto de testes, mas, Eeckelaert o aconselhou a levar o finlandês como um piloto de corridas. Durante os três dias de testes ficaram claro que o Raikkonen é um piloto muito talentoso e veloz, mas sua condição física ainda não suportava um GP com 60 voltas. Então, o Räikkönen começou a trabalhar com o ex-treinador de Ayrton Senna para que ele pudesse entrar em forma para as corridas.
Räikkönen levou o seu segundo teste de F1 em Mugello no dia 28 de setembro. Em tempo de comparar que ele deixou Enrique Bernoldi ligeiramente atrás dele, Enrique também estava procurando um lugar na Sauber, com o apoio da sua patrocinadora, a Red Bull. O engenheiro pensou que o assunto mais convincente foi à forma como o jovem finlandês avaliou as instalações do carro. Apesar destes requisitos de seu patrocinador, Peter Sauber escolheu o Räikkönen como o piloto da sua equipe.
Raikkonen estreou como piloto da Sauber no GP da Austrália em 04 de março de 2001 e imediatamente foi aos pontos, terminando em sexto. A partir daquele dia ele alcançou um Campeonato Mundial, 19 vitórias, 69 pódios e 37 voltas mais velozes.
Créditos: MTV 3 | Fonte e Tradução fin-en: Nicole | Tradução pt: The Iceman Br - @lelanog
Nenhum comentário:
Postar um comentário