Créditos: wrc.com / Tradução: The Icegirls
Há um novo Flying Finn este ano no Campeonato Mundial de Rali, na condição de ex-Campeão do Mundo de F1 Kimi Raikkonen.
Tendo decidido a colocar sua carreira no circuito de espera por um tempo, Raikkonen fará sua estréia em um World Rally Car na próxima semana na Suécia, pilotando um C4 WRC para a Citroen Rally Team Junior, tendo como navegador Kaj Lindstrom.
Pela frente, Kimi terá em seu primeiro ano um programa de 12-redadas com o fabricante francês, a chance de testar suas habilidades contra os melhores pilotos de rali do planeta.
No lançamento do Mundial de Ralis em Paris no dia 2 de fevereiro, Raikkonen falou exclusivamente para wrc.com sobre o desafio que terá pela frente.
Tendo decidido a colocar sua carreira no circuito de espera por um tempo, Raikkonen fará sua estréia em um World Rally Car na próxima semana na Suécia, pilotando um C4 WRC para a Citroen Rally Team Junior, tendo como navegador Kaj Lindstrom.
Pela frente, Kimi terá em seu primeiro ano um programa de 12-redadas com o fabricante francês, a chance de testar suas habilidades contra os melhores pilotos de rali do planeta.
No lançamento do Mundial de Ralis em Paris no dia 2 de fevereiro, Raikkonen falou exclusivamente para wrc.com sobre o desafio que terá pela frente.
Quais são as suas ambições para a próxima temporada?
"Primeiro de tudo temos muito o que aprender com os ralis, e que não vai ser um desafio fácil. Nós fizemos uma ralli na semana passada, e isso definitivamente nos ajudou a ir para a Suécia. Nós vamos levar as coisas a partir daí. Precisamos fazer o nosso melhor, aprender o mais rápido possível e espero obter bons resultados. "Você vai ficar desapontado se não conseguir um pódio nesta temporada?
"Eu não sei, porque é muito cedo para dizer. Como eu disse, nós precisamos aprender muito. Esperemos que em algum momento, podemos ser realmente rápido. Mas no momento eu não sei o que esperar."O que você está mais ansioso para esta temporada?
"Eu diria que tudo, porque tudo é novo e completamente diferente de Fórmula. Nesta fase é tudo emocionante, mas realmente não importa onde vamos ou o que fazemos, é uma coisa nova".O que você acha tão atraente na pilotagem de um carro de ralli?
"Para mim a emoção de pilotar é todo o desafio. E em alguns rallis, há tantas variáveis - como as diferentes condições, estradas e em diferentes superfícies – este é o grande desafio. Quando você vai em uma especial, as coisas podem mudar muito de curva para curva. Há um monte de coisas que você pode aprender. Por exemplo, em um ralli que você tem que dominar três tipos diferentes de condições. Este não é o caso da Fórmula 1 ".Como você pode ir mais rápido em um carro WRC?
"Você precisa de experiência , muita prática e testes. Leva tempo, mas eu acho que mais quilómetros será a principal chave para a melhoria. Também preciso aprender as notas e ser capaz de ouvir muito bem. Estas são as principais coisas".Como comparar o WRC com a F1?
"É um mundo completamente diferente. Os eventos em si são diferentes e as pessoas são diferentes. Neste lançamento, com todos juntos, parece haver uma relação mais aberta e fácil entre as equipes e isso é uma das coisas muito agradável do rali. Há também um sentimento de que o esporte está pegando. Houve talvez alguns momentos difíceis, mas parece que tudo está girando melhor e nos próximos dois anos deve está ainda mais popular que é agora. É muito forte. "Você está seriamente no rally?
"Sim". Eu não estaria aqui se eu não estivesse levando a sério. Quando eu começo algo novo eu quero aprender, e tentar fazer o melhor que posso. É algo que será um grande desafio e eu estou ansioso por ele. "Você está ansioso por alguns rallis em particular?
"Neste carro tudo é novo este ano. Finlândia é o único que eu conheço um pouco, então neste sentido deve ser a mais fácil, mas o que eu aprendi lá no ano passado e é um lugar complicado. Ralis de asfalto também devem ser bom, estou ansioso para ver como se comporta o carro. "E quanto a um regresso à F1? Em que altura do ano é que você vai ter que fazer essa escolha sobre o que fazer em 2011?
"Eu não estabeleci prazos para mim mesmo. Vamos ver como as coisas estão indo. Eu realmente gosto daqui agora, e se é assim, então talvez eu fico ou talvez eu tente algo diferente. Eu não tenho planos, prazos ainda. Vamos ver o que acontece. ">>> Mais umas fotinhas do lançamento do WRC 2010



>>> E mais dois videos super bacanas do Artic Rally 2010











